sábado, 31 de maio de 2008

Esperta que nem um alho

É impressionante a evolução diária que tenho verificado, no espaço de uma semana a Leonor começou a acenar e a brincar com dois objectos em simultâneo. Acho uma piada quando ela começa a bater um objecto no outro para ouvir o barulho. E se lhe mostramos uma nova brincadeira, ela vai logo de seguida tentar reproduzir.

Aliás, logo que ela se apercebe de algo novo, fica durante um longo momento a observar, seja brinquedo ou pessoa. Aconteceu isso esta semana quando a ama Arlete recebeu (finalmente!) uma nova menina, a Larissa, que tem quase 2 anos, ficou deitada no tapete muito séria a observa-la.

Acho também uma graçinha à expressão que ela faz quando um dos amiguinhos está a chorar... fica a olhar com uma carita meio séria, meio espantada e imagino-a a pensar "Mas que g'anda bebé!" :)

sexta-feira, 30 de maio de 2008

A piolha está manhosa!

Pois é, a nossa princesinha é muitaaaa espertaaaa... como recebeu muito colinho e miminhos enquanto esteve doente, agora não quer outra coisa. Pior do que isso, percebeu que quando chora muito, recebe colinho e desenvolveu manhas para o conseguir.

Moral da história, temos de fazer o "desmame". Instauramos a lei seca... nada de colinhos e toca a repreender quando começar com as suas manhosices. O pior é o papá Cadú que lhe faz as vontadinhas todas e vai nas brincadeiras todas... mas temos de ser consistentes, senão não tarda muito deixamos de ter mão nela.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Reincidência no HSFX

Ontem voltamos às urgências do HSFX. A Leonor voltou a engasgar-se com expectoração ao ponto de ficar roxa... saiu expectoração pelo nariz e boca em simultâneo, seguido do pequeno-almoço... meu rico leitinho! :´(

Dado ela ter piorado desde 4a-feira (a expectoração passou de transparente à esbranquiçado) e a médica ter na altura dito para voltar se ela não melhorasse, decidi leva-la novamente às urgências. A médica auscultou-a, mandou fazer um aerossol e prescreveu-lhe um tratamento de 8 dias:
- Anti-inflamatório: 1 colher de chá (+/- 1 ml) de Maxilase 3 vezes ao dia;
- Broncodilatador: fazer 1 aerossol de 12 em 12 horas com meia ampola de Atrovent em 3 ml de soro;
- Anti-estamínico: 1,5 ml de Zyrtec à noite.

A meu ver, isto é dose de cavalo... passado 1 dia do tratamento já noto melhorias, pois deixou de estar entupida, mas continua com aquela tosse seca terrível. Vamos lá ver o que isto dá...

sábado, 24 de maio de 2008

Constipada

Pois é... a nossa princesinha está constipadíssima. Tem andado a dormir pessimamente, está rabujenta e muito chorosa. A expectoração tem sido de tal forma que se engasga toda e vomita.

Fomos às urgências do HSFX e a médica disse para:
- fazer vapores 5 vezes por dia;
- meter-lhe soro sempre que possível e aspirar as secreções;
- depois de limpar o nariz, meter-lhe de manhã e à noite uma diluição de Neo-Sinefrina para descongestionar (no máximo 3 dias): 0,3 ml de Neo-Sinefrina e os restantes 0,7 ml de soro fisiológico e dividir pelas duas narinas.

Temos notado algumas melhorias, mas continua muito queixosa. Ontem nem foi para a casa da Arlete, ela estava tão piegas que optei por ficar em casa com ela.

Andamos de rastos... estávamos habituados a que ela dormisse a noite toda e agora veio esta maldita constipação estragar tudo. Ontem acordou às 2 da matina com um ataque de tosse muito mau e fartou-se de chorar... como despertou, depois não queria ir dormir e esteve acordada até às 4 da manhã. Então tive de entrar em acção... biberão de leite com papa no escuro e com um suave balançar e uma canção de embalar... lá se ficou, para nosso grande alívio!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Primeira saída a dois

Pois é... após 7 meses tivemos direito à nossa primeira saída a dois. Fomos na quarta-feira ver o concerto dos Ásia ao Coliseu e a Leonor ficou com a tia Leta e prima Mariana.

Tenho de confessar que foi uma sensação estranha... diria de vazio, pois estou habituada a que ela esteja sempre presente. Por outro lado, foi bom ter aquele momento só para nós... como nos bons velhos tempos :)

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Já gatinha!!

Nem queria acreditar quando a Arlete me contou hoje que a Leonor começou a gatinhar!! Descreveu-me que quando estava de barriga para baixo começou a dobrar uma perna e depois a outra e que gatinhou por breves segundos :)

Eu sou apologista do "ver para crer"... bem tentei metê-la de barriga para baixo mal cheguei a casa, mas nada feito... voltou-se de barriga para cima e só quis brincar no parque. Pode ser que amanhã ela volte a fazer a proeza :)

Não tarda muito tenho de mudar o nome do blogue para "Leonor a lontrinha precoce" ;)

quarta-feira, 14 de maio de 2008

7 meses de amor e ternura

Nem quero acreditar que já passaram 7 meses desde que a Leonor nasceu! O tempo passou e nem damos por isso.

É claro que existem sinais evidentes de estar a crescer... a roupa a deixar-lhe de servir, as fraldas outrora gigantes estão agora justinhas e a pedir para passar para tamanho acima, para não falar da evolução comportamental.

A minha bebé está a ficar uma menina crescida! E está tãããooooo giirrraaaa! Faz uma série de graçinhas, começa a ter muitas manhas e percebe tudo o que lhe dizemos.

Sempre que se porta mal repreendo-a com um "Não!" severo, a marota ri-se para mim para ver se passa, mas eu mantenho a minha cara de zangada embora esteja com uma vontade doida de rir de volta para ela, então o sorriso dela desvanece e fica com cara séria, pois percebeu que fez algo de errado. Mas passados uns segundos volta a sorrir timidamente para mim, provavelmente com o objectivo de se redimir, e claro que eu não resisto e derreto-me todinha!

It's only love!

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Dia da mãe

Dia 4 de Maio foi o dia da mãe... o primeiro de muitos :)

Tive direito a duas prendinhas... um postal feito pela ama Arlete e uma montagem de fotografias feita pelo Papá Cadú :) Adorei! Para o ano a prenda deverá ser feita pela Leonor, pois nessa altura já será uma lady com ano e meio.

Foi dia sossegado passado em casa, com muitos miminhos e carinhos. À noite fomos comemorar os 3 com um jantar fora.