segunda-feira, 30 de junho de 2008

Leonor e o seu harém

Infelizmente a Larissa ficou muito pouco tempo na Arlete e portanto a Leonor voltou a ser a única menina do grupo. Eu já digo na brincadeira que a Leonor tem o seu harém e até tem um devoto servo, o Sandro.

Até agora era um pouco indiferente, mas gostava que no próximo ano lectivo ela tivesse contacto com outra realidade, pois tenho a percepção que daqui em diante a evolução dela poderá aumentar exponencialmente com os estímulos adequados. Daí a nossa vontade em que ela vá para o Colégio da Fonte, pois pelos relatos da Christine e pelo o que vi e li no site, parece-me muito acima da média nesta matéria de estimular o desenvolvimento intelectual desde tenra idade.

Já acena!

A Arlete já me tinha dito que ela já dizia adeus, mas como sempre sou adepta do ver para crer. Ontem estávamos no quarto dela a mudar a fralda e quando a peguei ao colo ela começou a rir, como habitualmente, para o seu reflexo no espelho do armário, mas desta vez fez mais... acenou energicamente também :) Não há qualquer dúvida de que estava a dizer adeus ao "outro bebé".

Ainda hoje a Arlete me dizia que ao nível físico ela está atrasada, pois só agora começou a sentar-se embora mal e não tem força nas pernas, mas a nível intelectual a piolha deve ter um QI e pêras. Se ela for como a minha sobrinha que tem QI de génio, isto promete ;p

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Dia de exames

Hoje foi um dia em cheio... passamos o dia de um lado para o outro a fazer exames aos rins da Leonor.

De manhã fomos ao HSFX fazer uma ecografia vesical e renal, a médica era muito simpática e explicou-me algumas coisas do exame, coisa que nenhum dos outros médicos vez até agora... eu é que tinha de perguntar se estava tudo bem e respondiam-me da forma mais curta. Ela disse-me que estava tudo bem e que não havia dilatação. Mostrou-me que no rim direito era perfeitamente nítida a duplicidade, mas que no rim esquerdo não era tão evidente, embora provável.

De tarde, fomos ao Campo Grande fazer a cintigrafia renal para saber se ela ficou com cicatriz da infecção urinária. Esse foi pior, pois tiveram de lhe injectar o marcador e foi um berreiro... ela está nitidamente a ficar com o "Síndrome da bata branca", pois fica logo e pé atrás quando vê uma e começa a chorar quando se aproximam e seguram nela, mesmo sem fazerem nada. Depois da pica tínhamos de esperar 1 hora, então fomos até ao jardim do Campo Grande onde lhe dei o lanche e demos um pequeno passeio para espairecer das maldades ;)

Finda a hora, voltamos para lá, entramos logo na sala e o técnico teve de amarra-la na mesa da gamacâmara onde teve de ficar 10 minutos na para fazer a cintigrafia. Ela não gostou nada, fartou-se de fazer força para tentar mexer-se e barafustou imenso. Quarta-feira vou levantar exame... estamos em pulgas para saber se está tudo bem.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Adivinhem lá qual foi a primeira palavra da lontrinha?

Já tinha reparado que a Leonor de vez em quando começava a dizer "papapapapapa" e o Ricardo todo contente dizia-me "Estás a ver, ela está a dizer "Papá"!". Passado uns tempos, começei a reparar que o "papapapapapa" iniciava-se quando se aproximavam as horas das refeições. Como costumava perguntar-lhe sempre se ela queria papa quando se aproximava a hora, só posso concluir que ela associou a palavra "papa" a refeição. Até me parece bem que primeira palavra da lontrinha fosse papa... já que tem a fama, que tenha também o proveito ;)

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Visita aos avós maternos no Algarve

Lá fomos nós no fim-de-semana passado visitar os meus pais ao Algarve. Foi o delírio completo pois ela recebeu muitos miminhos, foi pela primeira vez à praia onde chapinhou alegremente, interagiu com uma série de bicharada e fartou-se de passear pelo campo.

Pior está a ser a constipação com que ela veio lá de baixo... está outra vez com pieira e entupida. Ontem vomitou o leitinho de manhã no carro e hoje ligou-me a ama a dizer que vomitou lá também e em resultado disso estava a chorar imenso. Espero que não seja necessária nova ida à urgência do HSFX.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Para quê gatinhar quando se pode rebolar

Ontem nem queria acreditar no que os meus olhos viam... a Leonor quando se quer deslocar rebola-se. Dá as voltas necessárias até chegar ao destino, o que nos obriga a tê-la debaixo de olho constantemente para ela não rebolar para fora do tapete de actividades.

Ela antes não o fazia porque ficava com o braço preso debaixo do corpo, mas ontem conseguiu ultrapassar esse problema e é vê-la à dar voltas e mais voltas. Parece um tornado :P

terça-feira, 3 de junho de 2008

Greve às mimosas

Ontem à noite a marota da lontrinha fez greve às mimosas... só se ria e quando a aproximei para mamar deu uma trinca : Afastei-a e repreendi-a. Voltei a aproxima-la e nova trinca : Repreendi-a novamente e foi direitinha para a cama... não se ouviu mais e só acordou hoje às 10h00.

Está visto que dá trincas quando não está interessada, pois hoje de manhã mamou normalmente. Vamos lá ver como se porta hoje à noite.