segunda-feira, 28 de julho de 2008

Andou pela primeira vez de baloiço

São nestas pequenas coisas que nos apercebemos que a nossa lontrinha está a ficar crescida.

No sábado passado fomos as duas ao jardim (o Papá Ricardo não veio porque estava adoentado e ficou a descansar em casa). Estava completamente deserto e reparei nos baloiços para o mais pequerruchos e resolvi experimentar pela primeira vez pô-la a andar de baloiço.

Pois ela adorou e desatou as gargalhadas de tão feliz que estava! É claro que ainda tem de afinar a parte do equilíbrio, pois ainda descaiu algumas vezes e não ficou nada contente com isso.

Outra novidade é ela dizer desde 6ª-feira de forma muito clara "Dá! Dá!" ao mesmo tempo que faz o gesto de agarrar com a mão :)

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Adeus mimosas!

Apesar de já ter notado há algum tempo que a Leonor ficava cada vez menos satisfeita com as mimosas, eu insistia em dar-lhe sempre mama de manhã e completar com um biberão de leite.

Hoje levantei-a e fomos para a nossa cama para o ritual das mimosas, mas ela pura e simplesmente recusou. Estranhei logo ela não abrir logo a boca avidamente para mamar... não somente a manteve muito bem fechadinha, como virou a cara :o

Estava a contar que o dia da despedida das mimosas estava eminente, mas nunca pensei que seria por iniciativa dela, com uma recusa peremptória destas... sinto que eu é que fui desmamada :'(

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Mamã!

No Sábado o nosso querido anjinho estava ao colo do papá Ricardo, já um pouco impertinente, quando se virou para mim e disse pela primeira vez "Mamã!".

Não houve margem para dúvidas, disse-o muito claramente. É difícil descrever a felicidade que senti, como se o meu mundo tivesse passado a fazer totalmente sentido a partir aquele momento... até me vieram as lágrimas aos olhos. Então veio uma onda de amor louco, abracei-a e desatei ao beijinhos naquelas bochechinhas maravilhosas e só conseguia dizer "Minha querida!"

Desde então tem repetido a palavra a torto e a direito. Senti que o papá Ricardo ficou um pouco triste, pois ainda até agora ela ainda não disse claramente "Papá". Eu lá a vou incentivando e parece-me que esse dia já esteja muito próximo :)

terça-feira, 15 de julho de 2008

9 meses

A Leonor fez 9 meses no Domingo. O tempo passa a uma velocidade louca.

Olhando para trás é que me apercebo de tudo o que já se passou desde que ela nasceu. A horrível recuperação da cesariana, a subida do leite, os primeiros dias a cuidar dela... os banhos, os esguichos de cócó, as cólicas, as noites atribuladas, os sustos e respectivos telefonemas para a Cristina, as vacinas, o internamento, os sorrisos e gargalhadas, a mudança para o quarto dela, as primeiras refeições, palrar, bater palmas, sentar-se, brincar sozinha, brincar connosco, aguentar-se sobre as perninhas, as meiguices, as birras e o amor incondicional.

Olho para a frente com a certeza que nos esperam momentos cada vez melhores :)

sábado, 12 de julho de 2008

Em Outubro vou para a creche

Esta semana tivemos a surpresa da Leonor ser chamada para a creche do Centro Paroquial da Ajuda. Foi uma sorte, pois esta vaga surgiu por uma das crianças já não voltar em Setembro.

A Dra Arlete já nos tinha dito que dado a ama ter 5 crianças ao seu cuidado a exposição às doenças era o mesmo que numa creche, mas como está sozinha a cuidar delas todas a estimulação era muito inferior, sendo portanto mais indicado ir para a creche, sobretudo sendo uma IPSS como é o caso desta. Só se ela tivesse até 3 crianças é que a pediatra recomendava que ela lá ficasse até aos 3 anos.

Contei a novidade ontem à ama e ela ficou muito triste, pois ela gosta muito da Leonor, ainda por cima era a única menina. Ela realmente cuidou muito bem da Leonor, deu-lhe muito carinho e a Leonor adora brincar com os seus amiguinhos. Vamos lá ver como correm as coisas na creche.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Consulta dos 9 meses - nefrologia pediátrica

Hoje chegou o dia da consulta por que fiquei a ansiar depois de ler o relatório da cintigrafia... entrei no consultório com o coração acelerado.

Graças a Deus que a Dra Arlete pediu-nos logo para ver a cintigrafia... olhou para o exame, franziu o sobrolho e o meu coração parou. Tomou umas notas, no final leu o relatório e voltou a franzir o sobrolho... ia-me dando uma coisinha má. Por fim disse "Não concordo com este relatório!", fiquei de queixo caído e olhei para o Ricardo muito admirada. Então ela continuou "O relatório fala em cicatriz mas o exame não evidencia nada disso!", incrédula pergunto "Então ela não tem nenhuma cicatriz?", ela responde "Não, está tudo bem." e então mostrou-nos o exame e explicou-nos todos os pormenores. Depois dessa boa notícia ficamos com outro espírito.

Quanto ao resto, peso 7,8kg e comprimento 68cm, desceu em ambos para o percentil 25, o perímetro cefálico continua em recta ascendente com 45cm, tendo atingido o percentil 75... está cada vez mais cabeçuda :)

Como continua muito constipada e dado o entupimento estar ao nível das narinas, ela receitou:
- antiestamínico Neostil: 8 gotas duas vezes por dia;
- gotas nasais Biopental OM: 3 gotas em cada narina três vezes por dia.

Vai passar a tomar vitamina C junto à vitamina D, ela até ficou admirada da antiga pediatra só lhe ter receitado a vitamina D. Portanto vai passar a tomar 6 gotas de Cebiolon e diminui o Vigantol para 1 gota.

Recomendou a escovagem dos dentes com a dedeira e um pouquinho de dentífrico com flúor, não tendo portanto de tomar mais flúor.

Quanto à alimentação, mantemos as 4 refeições actuais: leitinho de manhã (mama se houver, senão biberão de leitinho); almoço com sopa de legumes com carne e fruta; ao lanche alternar biberão de leite, papa, iogurte com fruta e 2 bolachas; jantar com sopa de legumes e fruta. O peixinho só entra em cena aos 10 meses, passando à estar na segunda sopa. A gema do ovo só aos 11 meses e só uma vez por semana na sopa no lugar do peixe.

Para além disso, é muito importante ela beber água, apesar de ainda não ter arranjado forma de a convencer a tal... nem com o tal chá da Milupa. Só gosta de mascar a tetina... vou tentar dar-lhe água com um copo com bico.

A próxima etapa é a consulta de nefrologia no HSFX no final do mês, na qual vão prescrever o exame final: a gamacistografia para verificar se está ou não a fazer refluxo.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Mais dois dentinhos a caminho

Ontem resolvi ir fazer uma incursão às gengivas da lontrinha, pois nestes últimos dias temos notado um aumento substancial de baba, rabujice e fúria em morder tudo quanto apanha.

Então não é que os 2 dentinhos de baixo vão ter 2 novos vizinhos? Já estão a romper, daí ela andar desvairada :)

Aos poucos o seu maravilhoso sorriso vai ficando mais composto ;)

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Resultado da cintigrafia

Hoje fui buscar a cintigrafia renal e a primeira coisa que fiz mal saí do laboratório foi ler o relatório. O meu coração parou quando li aquilo que mais receava... presença de cicatriz :(

Segunda-feira temos consulta na Drª Arlete Neto, médica nefrologista da Estefânia, e então vamos saber mais em concreto as implicações que esta cicatriz vai ter na saúde da Leonor.

Tento manter a calma e não pensar no assunto sem saber o prognóstico da médica, mas é difícil depois de ter lido este artigo:

"As cicatrizes renais representam um risco de hipertensão arterial e de diminuição do débito de filtrado glomerular no jovem adulto principalmente se bilaterais e nas mais extensas.

Está ainda descrita a associação a pré-eclâmpsia e parto pretermo em mulheres grávidas.

As cicatrizes renais se extensas podem ser causa de insuficiência renal crónica a longo prazo.

Desta forma está recomendado que as crianças com cicatrizes renais tenham a sua tensão arterial monitorizada para toda a vida."

terça-feira, 1 de julho de 2008

Será o fim das mimosas?

Hoje pela primeira vez e para grande tristeza minha, a Leonor ficou a choramingar de fome depois de mamar de manhã e tive de lhe fazer 60 ml de papa.

Como ela ultimamente fica desvairada de sono por volta das 21h00, ela não tem mamado à noite e o meu organismo está a alterar a produção de leite... vamos ver se esta alteração será diminuir ou parar de produzir :(