domingo, 24 de agosto de 2008

Chuva de mimos

Daqui a pouco já se não se consegue aguentar a lontrinha de tanto mimo. Os meus pais, sobretudo a minha mãe, andam a estraga-la com tanto mimo, de tal forma que desata a chorar se não houver colinho.

Não tenho coragem para dizer nada, pois só estão com ela de vez em quando e têm de matar as saudades. O pior é que depois a mamã é que sofre, né?

sábado, 23 de agosto de 2008

Está-se bem no Algarve

Apesar do início de férias atribulado, estamos finalmente na terra dos mouros! O primeiro dia foi para esquecer... nuvens e vento! Mas os teimosos de serviço lá foram para a praia passar frio. A água estava GELADA! Nunca vi o meu querido mar algarvio com uma temperatura destas, só molhei os pés e até doía. Estivemos lá muito pouco tempo, foi dar o lanche na praia à Leonor e ir embora.

Ontem esteve melhor, o sol voltou, estava um pouco de vento e a água estava um pouco melhor, mas não o suficiente para a nossa princesa, pois chorou que se fartou quando tocou com os pés na água... foi um contraste com o que se passou em Junho, dado ela ter adorado estar a chapinhar.

Hoje não houve praia, pois o Ricardo estava um adoentado. Resolvi encher a piscina para bebé que comprei ontem e foi um sucesso! Adorou e esteve lá muito tempo a chapinhar.

Este ar algarvio deixou-a de rastos, é claro que ela já vinha um pouco derriada da virose, mas dorme que se farta, o horário das sonecas tem sido este:
- acorda por volta das 11h00, bebe o biberon e volta a dormir até hora de almoço;
- acorda por volta das 14h00 para almoçar, devora a comida, brinca um pouco e volta a ir dormir até a hora do lanche;
- acorda por volta das 18h00 para lanchar, lancha, brinca e tento aguenta-la até ao jantar... hoje consegui, mas nos outros dias tem dormido uma quarta soneca até a hora do jantar.
- à noite vai para cama por volta das 22h00 e só volta a acordar na manhã seguinte.

Como dorme muito, notei uma diminuição no apetite, mas como dizem os franceses "Qui dort dîne" ou seja "Quem dorme janta" :)

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Virose

Afinal a febre do outro dia manteve-se até Domingo, diagnóstico: Virose.

O que vale é que o ben-u-ron baixava-lhe a febre que nunca ultrapassou os 38,5ºC. Desde 2ª que não tem febre, mas em contrapartida apareceram borbulhinhas vermelhas no tronco, pescoço e testa que confirmaram o diagnóstico. Ontem à noite acordou várias vezes a chorar como se tivessem a fazer-lhe mal e até vomitou de tanto chorar. Hoje as as borbulhas pareceram-me mais vermelhas e a alastrar para os braços, mas é mesmo assim.

Perguntei à pediatra e ela pode fazer praia a vontade, só não deverá fazer tendo febre. Portanto amanhã vamos finalmente para o Algarve para uma merecidas férias!

sábado, 16 de agosto de 2008

Adora música

A Leonor adora ouvir música e até já tem as suas músicas preferidas... Os 4 amiguinhos do Windy, O planeta é o nosso lar do golfinho Vicky, o Noddy, todas as músicas do último CD do Avô Cantigas, entre outras.

Então se for o vídeo, até pula de alegria. Tentamos evitar os vídeos, pois não lhe faz grande bem olhar para a televisão, mas de vez em quando metemos para ver a cara de felicidade que ela faz :)

10 meses

A Leonor fez 10 meses na Quarta-feira. Acordou com 37,5ºC de febre, dei-lhe um ben-u-ron e foi para a ama. Alertei-a que estava com febre e ela ficou de sobreaviso.

Quando a fui buscar ao final do dia estava muito chorosa e com 38,2ºC de febre apesar de ter tomado outro Ben-u-ron duas horas antes, perante esse cenário não pensei duas vezes e fomos directas para o HSFX. Com o historial dela, fizeram uma colheita de urina para o teste da fita, deu negativo (ufa!) e seguiu para urocultura. Como não evidenciava nenhum sintoma, a indicação de dar Ben-u-ron 250mg em caso de febre e caso exibisse outros sintomas ou se a febre persistisse voltar às urgências para ser reavaliada.

Como hoje acordou com 38,5ºC, lá vamos ao HSFX mais uma vez. C'est la vie!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Balanço da primeira semana na casa da ama Cristina

Ao final do segundo dia a Leonor estava completamente ambientada, o que foi um alívio. Gosta muito de brincar, continua a comer bem e a dormir pouco.

No entanto, parece-me receber demasiado mimo... fez uma série de birras no fim-de-semana, o que vale é que estamos quase a ir de férias.

Por outro lado parece mais carinhosa... faz festinhas, põe a cabeça no nosso ombro e dá daqueles beijos com a boca toda aberta, uma querida :)

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Primeiro dia na ama Cristina

Como à última da hora os planos para o mês inteiro de Agosto de férias foram pela água abaixo e dado a Arlete só voltar de férias a 1 de Setembro, tive de procurar em cima do joelho uma solução para os primeiros 15 dias de Agosto.

Depois de muitas confusões e estar quase tudo de férias em Agosto, lá consegui uma ama, também na Ajuda. Já tinha falado com ela em Fevereiro quando procurei um sítio onde deixar a Leonor no final da licença e ela pareceu-me muito querida e tem uma menina que tem quase 2 anos, só não a deixei lá porque preferi o dinamismo e rigor da Arlete, bem como a casa ser mais ampla e ela ter um canto só para as crianças.

Ontem foi o primeiro dia, notei que ela estranhou, mostrou-se um pouco desconfiada e esteve quase para chorar. Fiquei lá quase 1 hora até ela se ambientar e só saí quando ela estava completamente absorta nas brincadeiras, tal como fazia na casa da Arlete.

Telefonei depois da hora de almoço para saber se estava tudo bem, tinha almoçado muito bem (não fosse ela lontrinha) e estava a dormir uma sesta, apesar de ter sido difícil adormecê-la... talvez por ser dentro de um parque, talvez do calor ou de ambas as coisas. Fiquei mais descansada.

Quando a fui buscar às 18.30 estava em pranto. Estava com uma enorme birra de sono, pois só tinha dormido um pouco a seguir ao almoço, o que é pouco para ela.

Chegamos a casa, deixei a sopa a cozer e dei-lhe banho. Só esfregava os olhos de sono, dei-lhe o jantar, brincamos um pouco para fazer a digestão e às 21.00 já estava ferrada a dormir.

Hoje pareceu-me bem mais a vontade quando a deixei. Vamos lá ver qual vai ser o balanço de hoje.