quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Um mês atribulado

Este mês de Outubro foi para esquecer, tudo devido à ida para a creche. Já sabia que os primeiros tempos eram complicados, mas nunca imaginei este cenário.

Começou logo com uma constipaçãozita, passada 1 semana com febre alta (quase 39ºC), perda de apetite, muito queixosa... era uma infecção, na altura não se sabia se era urinária ou não. Passada uma semana é que tivemos a confirmação que tinha sido com uma bactéria resistente ao antibiótico profiláctico e fiquei muito abalada, pois cada infecção pode deixar cicatriz nos rins, o que diminui a sua função. A partir desse momento percebi que a Leonor não poderia ir para uma creche enquanto a situação dos rins não estivesse resolvida.

Mas as coisas não ficaram por ali, passada outra semana, apanha um fungo no xáxáxá (como diria a XXL), para fazer companhia à infecção urinária. Por fim, na última semana na creche, apanhou um otite, fruto da enorme constipação que ela apanhou entretanto e talvez de algum dentito a querer nascer.

Moral da história... 2 antibióticos num mês! A pediatra recomendou que ela ficasse mais resguardada e o que vale é que a nossa querida Arlete disse logo que acolheria alegremente de volta a Leonor na sua casa.

Se tudo correr bem, o problema dos rins fica resolvido e podemos dar uma segunda tentativa à creche... as irmãs disseram logo que ficavam com o nome dela em referência e que para o ano esperavam por ela :)

terça-feira, 14 de outubro de 2008

1º aniversário :)

A Leonor fez ontem 1 ano! Fomos jantar à casa dos avós paternos e cantamos os parabéns perante um belo bolo de chocolate feito pela avó Fatinha. A expressão dela foi o máximo, ficou de boca aberta a olhar para todos a cantarem para ela. Também achou piada ao bolo que tinha uma Minnie e uma Margarida em cima e tentou agarrar a vela quando estava acesa.

Recebeu o seu primeiro nenuco, que curiosamente é parecido com ela... carequinha, olhos claros e pele clarinha. Escusado será dizer que adorou, olhava para ele com um sorriso de orelha a orelha, abraçava-o e ria que nem uma doida.

Só foi pena nós não estarmos a 100%... Leonor a recuperar da infecção (muito provavelmente urinária, mas o resultado ainda não saiu) da semana passada, eu e o Ricardo a recuperar de uma intoxicação alimentar desde Domingo.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Primeiro dia na creche a gatinhar em força

A Leonor começou a gatinhar a sério no fim-de-semana passado e agora não que outra coisa, mesmo a tempo para o início da creche A Casinha de Nossa Senhora em Belém.

Começou a adaptação na creche no dia 29 de Setembro, dia dos meus anos... a conta disso passei o dia alienada, pois fui leva-la às 9:00 e fui busca-la às 11:00 para a levar à ama o resto do dia. Veio de lá muito cansada e rabujenta e com uma marca na testa de ter levado com um brinquedo na cabeça.

No segundo dia já ficou para almoçar e fui busca-la ao meio-dia para a levar pela última vez para a ama. Outra vez muito cansada e rabujenta e toda arranhada... vi um dos miúdos mais velhos a querer tirar-lhe um brinquedo, o Luís, e como ela resistiu deu-lhe um empurrão à minha frente. Foi repreendido pela a educadora, a Lena, ficou muito aborrecido e começou a refilar, só visto.

Ontem foi o primeiro dia em que ela ficou o dia todo e correu melhor, comeu melhor, dormiu lindamente e estava muito bem disposta quando a fui buscar, apesar de cansada. Aprendeu a refilar como o Luís, nem queria acreditar, e gatinha já em grande velocidade.

Hoje foi pela primeira vez ao colo da Lena, pois nos outros dias nunca quis e tive de a colocar no chão para ela ir a gatinhar para onde bem entendia.

Fiquei muito feliz e aliviada pela transição ter corrido tão bem!