domingo, 23 de novembro de 2008

Coreografia completa - Doidas andam as galinhas

A Leonor já sabe a "coreografia" completa da canção Doidas andam as galinhas. Acho uma graçinha quando chega à parte do "raspam" e "bicam" :)

E no fim bate palminhas à maravilhosa interpretação da sua mamã ;)

Listagem de palavras

A nossa amiga Arlete teve a óptima ideia de adicionar no final do diário da Leonor uma listagem das palavras que ela diz e a sua "tradução" para a linguagem dos adultos quando necessário:
- olá
- mamã
- papá
- papa
- dá
- ó-ó
- pá = sapato (eu por acaso acho que ela quer dizer "pé")
- mam = mão
- adé = adeus
- atá = já está
- bou = acabou
- bê = cabelo
- acácá = não está cá
- nan = não

terça-feira, 18 de novembro de 2008

I love my Titinho

Finalmente está menos "bruta" com o Titinho e essa mudança de comportamento tem a sua recompensa.

Para além de ele já não fugir dela como o diabo foge da cruz, ele até já vai para ao pé dela.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Concerto para bebés

No passado domingo fomos pela segunda vez ao concerto para bebés no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra, desta vez com instrumentos de percussão. Mais uma vez adorou e nós também... e sabe sempre a pouco :)

Houve uma parte em apagaram as luzes e fizeram rolar bolas fluorescentes... a Leonor não se fez rogada e caçou logo duas apesar de não haver luz nenhuma.

No final foi para o meio do palco ver os instrumentos e gostou imenso de mexer no acordeão. O Paulo Lameiro até disse que ela leva os concertos muito a sério ;)
Temos artista!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Conversas

A lontrinha está muito espertinha, já começa a querer conversar. A Arlete diz que ela vai começar a falar antes de andar.

Ontem estava a vesti-la depois do banho, disse-lhe "Dá-me a mão" e pareceu-me que ela repetiu "Mã". Mostrei-lhe a minha mão e a mão dela e disse-lhe "Esta é a mão da Mamã e esta é a mão da Leonor" e ela então apontou para a minha mão e disse outra vez "Mã".

Hoje estávamos a chegar à casa da Arlete e ao sair do carro estava um rapaz na rua e ela mandou-lhe um sonoro "Olá!". Desatamos os dois a rir.

Quando me estava a ir embora ela virou-se para mim e enquanto acenava disse adeus com um grande "Adé!"

13 meses

Já passaram 13 meses... a nossa princesa está a ficar crescida... e esperta!

Já sabe a coreografia da canção "Doidas andam as galinhas", é uma delícia vê-la a raspar e bicar na palma de mão... e no fim bate palmas a si própria.

Pena que a esperteza seja sobretudo para a malandrice... cada vez mais ignora o nosso convicto "Não", insistindo nas "maldades", olhando para nós de soslaio e desatando por fim a rir, para nosso desespero (:-o

sábado, 8 de novembro de 2008

Primeira semana de regresso à casa da Arlete

Esta foi a primeira semana na casa da ama Arlete... tenho de confessar que notava uma grande tristeza na Leonor enquanto esteve na creche, mas passados 2 dias a Leonor voltou ao que era, parece que nunca saiu de lá.

Acho curioso a mudança drástica de comportamento, pois na creche ficava com uma cara triste quando a deixava e quando a ia buscar gatinhava para mim a chorar, ansiosa para eu a resgatar. Na casa da Arlete é precisamente o contrário, atira-se logo aos brinquedos e quando a vou buscar olha para mim como se nada fosse e chega a querer voltar para o colo dela depois de eu pegar nela. É como se estivesse em casa de família chegada.

Adorou reencontrar-se com o seu amigão Sandro, que a chama de "Kida". É uma amizade profunda que se estabeleceu entre os dois, desde o primeiro dia em que a Leonor foi para lá em Março. A Arlete diz que é o namorado :) Contrastou com o reencontro com o amigo Pedro, mais novo 1 mês, pois pouco ou nada lhe ligou. Soubemos esta semana que ele tinha sido colocado na creche e começou ontem a adaptação.