quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

3ª dose da vacina contra a meningite C

Hoje fomos visitar a tia XXL para levar a vacina contra a meningite C. Foi engraçado que passado pouco tempo apareceram a amiga de barriga Madalena para fazer o mesmo.

A Leonor chorou imenso pois fez força na perna quando estava a levar a injecção e portanto foi pior. Custou-me tanto vê-la chorar e olhar para mim sentida... imaginei-a a pensar "Mamã, porque deixaste fazerem-me esta maldade ?"

É um mal necessário, mas a pior de todas é já para o mês que vem, a famosa VASPR, vacina trivalente contra o sarampo, parotidite (papeira) e rubéola, que já vai ser dada no braço direito (não sabia, mas a XXL disse hoje que as vacinas nas pernas são dadas apenas até fazerem 1 ano).

Para além de dolorosa (a XXL disse que parecem vidrinhos a entrar na pele), sei que provoca fortes reacções nas crianças, nomeadamente:
-Febre alta (39º) durante 48 a 72 horas;
- Irritabilidade;
- Vómitos;
- Pequenas borbulhas ou manchas espalhadas pelo corpo;
- caroços no pescoço.

Portanto vou ir munida de ben-u-ron para lhe dar um pouco antes da vacina, sempre minimizará um pouco os estragos.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Molares

Coitadinha da Leonor anda desesperada com os dentes a romper... dos incisivos saltou para os molares que estão a nascer por tudo quanto é lado... nem consigo contar muito bem ao certo quanto, mas devem estar um 6 ou 8 a furar as suas gengivas.

Já nem vai lá com as bolinhas... masca tudo quanto apanha e encontra um grande alívio no escovar dos dentes à noite. Ossos do ofício ;)

sábado, 20 de dezembro de 2008

Primeiros sapatos

Hoje a Leonor recebeu os seus primeiros sapatos. São estas botinhas giríssimas da Bambi.

Cumprem os requisitos do artigo que transcrevi: sapatos formativos, sola em pele com borrachas antiderrapantes, contrafortes laterais, sola interna com relevo. E o facto de ser bota protege o tornezelo.

A única coisa que não se conseguiu foi a parte de não gastar "fortunas", pois custaram €64,00. Gostei deles e não tinha nem tempo, nem paciência para andar a ver mais e ela precisava mesmo de ter calçado adequado. Venham as caminhadas!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Calçado

Estive a fazer uma investigação na internet sobre o calçado adequado para esta fase e deparei-me com este texto transcrito do livro “O grande livro do bebé” do Dr. Mário Cordeiro.

Os primeiros sapatos do bebé
Muitos pais, na ansiedade de ver os bebés a andar, começam a pôr-lhes sapatos cedo demais. Antes dos 12-18 meses não há necessidade de sapatos, a não ser em ocasiões especiais -festas, saídas, etc. Preferencialmente o bebé deve andar descalço, com meias antiderrapantes se o solo estiver frio. É necessário o bebé sentir o chão e as suas irregularidades, para poder adaptar o pé e equilibrar-se. A comprar alguns sapatos, é recomendável serem sapatos formativos. Os sapatos foram concebidos para proteger o pé de objectos que encontre no chão e que lhe possa fazer mal. De qualquer forma , os sapatos não evitam as deformações do pé nem contribuem, de nenhuma forma, para o desenvolvimento psicomotor.

Alguns conselhos
- Uma vez que a criança caminhe, pode adquirir sapatos suficientemente amplos para acomodar os pés, sem os pressionar;

- As solas devem ser antiderrapantes (o mesmo se usar meias);
- Os contrafortes laterais devem ser suficientemente apoiantes para evitar que o pé resvale para o lado, e para manter o pé direito;
- A sola interna deve ter o relevo necessário para estimular o desenvolvimento do arco plantar;
- Não é necessário gastar ”fortunas” em sapatos …dado que os pés das criança crescem rapidamente, há que ter em atenção este aspecto e ter sapatos que não estejam, nem largos demais nem, apertados;
- As crianças devem andar descalças em casa, com meias antiderrapantes;
- Os sinais de alarme são:alterações como coxear, diferenças de tamanho ou de forma entre os membros inferiores, dores nas pernas, deformações.

Boas práticas a não esquecer
É sempre bom que os bebés tenham boas posturas. O sentar “à chinês” (com as pernas cruzadas) é uma medida boa, em termos posturais, ao contrário do “sentar à japonês” (com as pernas para trás).


Depois fiz uma pesquisa sobre sapatos formativos e deparei-me com a referência às seguintes marcas:
Arauto
Chicco
Geox
Pablosky

domingo, 14 de dezembro de 2008

Progressos

Finalmente temos progressos na parte motora, já consegue meter-se de pé e quer começar a andar, ao contrário de há 2 meses atrás em que chorava quando a tentávamos tão pouco meter em pé. Já não era sem tempo, afinal fez ontem 14 meses!

Hoje quando a fui buscar da sesta da tarde estava em pé no berço à minha espera para ir lanchar.

O próximo passo é ir comprar os sapatos Gatona da Chico com sola de couro que foram recomendados pela pediatra de uma amiga. Infelizmente já são difíceis de encontrar, pois o novo modelo já não tem a sola em couro. Parece que as sapatarias Bambi são as únicas a ter ainda. Calculo que também se conseguem encontrar em outlets.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Mais palavras

Mais uma quantas a adicionar à lista:
- Aqui
- Caiu
- Cócó
- Tia
- Upa