terça-feira, 31 de março de 2009

Festa do Dia do Pai nos Francisquinhos

No Sábado foi a festa do Dia do Pai nos Francisquinhos. Aproveito para corrigir uma falha minha e mandar um beijinho ao Papá Ricardo, que tanto adora a sua menina :) Ela também é louca pelo pai e adora ir com ele para o País dos Brinquedos. Se de manhã acorda e apercebe-se que o pai já saiu para o emprego, farta-se de perguntar por ele.

Informações sobre a varicela

A Mariana está com varicela e dado a Leonor ter estado com ela no Domingo, estive a fazer uma pesquisa sobre a transmissão, sintomas, fases e tratamento e encontrei estes documentos que me pareceram muito completos:
- Drª. Rita Pereira e Dr. Helder Gonçalves - Serviço de Pediatrian do Hospital Espírito Santo de Évora: Varicela.pdf
- Dr. Armando Fernandes do Centro pediátrico de Telheira: Varicela.pdf

Li com admiração que existe desde 2005 uma vacina chamada Varivax (custa cerca de €50) cuja taxa de eficácia está na ordem dos 70% a 90% (ver artigo), tendo a sua exclusão do Plano Nacional de Vacinação sido polémica no meio médico (ver artigo).

Curiosamente, nos Estados Unidos, cujo sistema de saúde foi rotulado como um dos piores ao nível dos países industrializados, a vacina começou a ser comercializada em 1995 e actualmente 95% das crian­ças americanas estão vacinadas tendo-se verificado uma diminuição drástica o número de doentes afectados (ver artigo).

Segundo igualmente li, a administrada da vacina no período de 3 dias após exposição à doença pode prevenir uma infecção clinicamente aparente ou modificar o curso da infecção.

Fiquei igualmente a saber que os brasileiros chamam-lhe catapora :)

sexta-feira, 27 de março de 2009

Adenda - palavra

Eu sabia que me tinha esquecido de algumas palavras:
- Quico (não sabia mas é outro nome aos chapéus de pano que os miúdos levam à praia)
- Tótó (ouviu-me a chamar isso ao Ricardo e desde então repete que nem um papagaio)
- Kidado = Cuidado
- Futa = Fruta
- Nhinho = Banhinho
- Pota = Porta
- Chucha

Gastroenterite

Na semana passada, a Carla, agora já com 6 meses, apareceu na segunda-feira com febre, vómitos e diarreia. Disse logo à Arlete que devia ser uma gastro mas ela ficou a mesma com ela a semana toda, pois a mãe da pequena afirmou que o médico disse que não era nada. Ainda acrescentou que sendo assim só podia ser bruxedo :o

É claro que eu tinha razão, pois a Leonor começou 5 dias depois com os mesmos sintomas e no Domingo começou a desgraçada da Arlete. Como a pediatra não atendia o telefone e não respondia aos SMS, resolvi leva-la ao HSFX. Receitaram-lhe ben-u-ron para a febre e indicaram para não lhe dar água nestas situações, mas sim chá preto açucarado e que se passado meia hora não vomitasse então tentar dar algo para comer.

Entretanto a pediatra ligou-me, já eu tinha saído do hospital e disse-me era escusado ir ao hospital e deu-me as indicações a seguir numa próxima situação destas:
- Preparar soro de hidratação Dioralyte: 2 saquetas em meio litro de água, dar ás colheres de 10 em 10 minutos e nada de comida
- Passadas 2 ou 3 horas podem ocorrer 2 cenários:
1 - Tolera e então faz-se uma dieta de arroz cozido sem ser lavado com cenoura e galinha/frango, banana, maçã e/ou pêra cozida, iogurte natural e muitos líquidos
2 - Vomita e então dar 5 gotas de Primperan (Substância Activa: Metoclopramida) solução oral e passado meia hora dar novamente soro de hidratação até tolerar e então seguir o ponto 1, no caso da diarreia ser aguda dar uma cápsula de Tiorfan Infantil 2 vezes ao dia.

Graças a Deus que não foi preciso nada deste tratamento pois no Sábado já não evidenciava sintomas, só estava muito cansada e no Domingo esteve totalmente normal, tendo até ido ao parque com ela. Na segunda, estava a Arlete de molho e fiquei com ela em casa, aproveitamos para passear à tarde e lanchamos no parque :)

Mais palavras

A listagem extensa, pois já não fazia uma adenda das novas palavras há algum tempo. De certeza que me esqueci de algumas, mas fica para a próxima actualização :p
- Mãe
- Pai
- Avó
- Avô
- Mamy
- Papy
- Não
- Xim = Sim
- Pato
- Cão
- Vaca
- Galo
- Menino
- Menina
- Bye bye
- Uva
- Bola
- Pê = pêra
- Titi (o nosso gato)
- Zé (marido da ama Arlete)
- Zita (mãe da ama Arlete)
- Nana = Qualquer nome acabado em "ana", nomeadamente as primas Mariana e Joana
- Kuka = Ruca (anda agora com uma loucura por este desenho animado)
- Ninho = banhinho
- Papato = sapato
- Api = a ama diz que é "abrir", eu tenho algumas dúvidas mas também não consigo arranjar outro significado

segunda-feira, 23 de março de 2009

Parabéns Bisavô Abílio!

Quarta-feira passada fomos à casa do Bisavô Abílio para lhe dar um beijinho no dia do seu aniversário e dizer: Parabéns Bisavô Abílio pelo 98 anos! É obra! Está muito bem conservado, mas a memória já vai dando sinais de desgaste, no entanto, continua com o mesmo discurso dos últimos 8 anos, se chegar aos 100, vai fazer uma festa na sua terra natal, com banda filarmónica e fogo de artifício :)

A Leonor portou-se muito bem, deu beijinhos ao Bisa e toda a família presente: avós, tias/tios, primos/primas... a casa estava cheia. Houve muitos petiscos, muita conversa posta em dia e a Leonor foi proclamada a mais bonita e simpática da família :) Fiquei toda babada ;)

domingo, 15 de março de 2009

Sapatos novos

Ontem fomos à Seaside de Alfragide e vimos estes sapatos formativos muito giros. Como as botas estavam já a ficar pequenas e eram muito quentes compramos estes.

Ela gosta muito deles e até parece-me que anda melhor e tudo.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Já anda! Finalmente!

Sexta-feira fomos jantar à casa dos pais do Ricardo, estava lá também a tia Leta e prima Mariana e ao final do jantar estávamos todos sentados no sofá e poltronas a conversar. Estava a Leonor a praticar a marcha segurando nas mãos da tia, quando ela começou a largar a mão e seguiu sozinha na minha direcção. Estávamos todos de queixo caído, incrédulos... batemos todos palmas ao feito e ela toda satisfeita com a festa que fizemos voltou a repetir mais vezes a proeza, dando vários passos sozinha :)

Dei a boa nova na segunda-feira à Arlete e deve ter feito um treino intensivo, pois ao final do dia ela disse-me que a Leonor meteu-se de pé sozinha e veio ter com ela à cozinha a andar.

Portanto é oficial, a Leonor já anda! Yeeaaahhh!!! :D

segunda-feira, 9 de março de 2009

Brincadeiras e mimos

Aproveitamos o Carnaval no Algarve para dar um pulo à praia para ela brincar na areia.

Viu-me deitada e para ela isso é um convite claro para a nossa brincadeira do cavalinho, que só a mamã sabe fazer, claro! Ri-se que nem uma perdida e eu também acabo às gargalhadas perante aquela euforia.

Depois, sem eu pedir, veio dar-me um dos seus já típicos beijos bem sonoros que fazem as delícias de quem os recebe.

Acho que dá para ver a baba a escorrer ;)

sexta-feira, 6 de março de 2009

Moranguinhos da Mamy

Parece estar a dar a sua aprovação aos morangos maravilhosos que a avó trouxe para ela do Algarve (cultivados por ela).

Foi a primeira vez que provou sem ser nos boiões de fruta, adorou e comeu tudo até ao fim!

Já estou a imagina-la na primavera a percorrer o morangal devorando morangos a torto e a direito.

Leonor e Mariana no País dos Brinquedos

País dos Brinquedos - nome dado pelo Ricardo ao cantinho que ele arranjou no sótão para os brinquedos dela. Acabam ambos por passar lá muito tempo ao fim-de-semana, pois enquanto ele trabalha no computador ela brinca mesmo ao lado ou fica a ver músicas e filmes infantis.

De vez em quando a prima Mariana vem cá a casa brincar com a Leonor. Acho o máximo adorarem brincar uma com a outra apesar da diferença de idades de 6 anos.

É uma ternura vê-las juntas.