sexta-feira, 31 de julho de 2009

Despedida da Tia Arlete

Hoje foi o último dia da Leonor e do Sandro na casa da Tia Arlete, pois Agosto é o mês de férias dela e em Setembro ambos vão para vão para a creche.

Foi um ano e meio em que ela cuidou e educou a nossa princesinha, dando-lhe muito amor e carinho.

No diário deixou a seguinte mensagem:
Querida Leonor,
Esta mensagem é para ti...
Durante vários meses juntas vivemos momentos de alegria, de brincadeiras, achando muito graça às tuas primeiras graçinhas! Aqui comeste as primeiras papas, aprendeste a dizer as primeiras palavras, a sentar, a gatinhar e a andar.
Leo, querida, sei que desta vez este é o último texto que escrevo sobre ti, minha ratita esperta. Vou sentir saudades tuas, mas a vida terá de continuar e espero receber em breve visitas tuas. Todos nós cá em casa temos muito carinho por ti. Quem não terá?
Espero que continues a desenvolver a tua mente e sejas uma menina muito inteligente, bondosa, sociável e que as tuas birritas depressa passem.
Desejo que a tua vida futura te sorria em todos os aspectos. Tudo de bom e muitas muitas felicidades para ti e os teus papás.
Um beijo daquela que esteve sempre ao teu lado com muita amizade.
Arlete

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Parabéns kido Sandro

Ontem foi o aniversário do Sandro, grande amigo da Leonor na casa da ama. Fez 3 anos e a festa de aniversário acabou por ser também a festa de despedida, pois amanhã é o último de ambos na casa da ama. Ele vai para a Casa Pia e ela vai para a creche ao pé da nossa casa.

É o final de um ciclo, sinal de que ambos já estão crescidos e vão iniciar um nova etapa no seu crescimento e formação como ser humano.

Espero que a amizade se mantenha, pois desde o primeiro dia houve uma grande empatia entre eles, que entretanto se fortaleceu e transformou-se numa grande amizade cheia de cumplicidade.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

"Anda!"

Este fim-de-semana saiu-se com uma nova, chega-se ao pé de nós, pega na nossa mão, começa a puxar e diz "Anda!".

Normalmente é para "corrigir" alguma asneira que fez, no meu caso foi porque desligou a televisão e queria que eu ligasse de novo. Espertalhona!

sábado, 25 de julho de 2009

Desenhos animados preferidos

Temos vindo a experimentar novos desenhos animados, é engraçado como alguns dos que ela não apreciava antigamente passaram agora a ser os favoritos e sabe os nomes das personagens todas!

Quando começou a ver desenhos animados há uns meses atrás adorava o Boom & Reds e o Noddy e pouco tempo depois a paixão principal era o Ruca.

Actualmente é a Heidi, é engraçado gostar de um desenho animado dos tempos em que os pais eram crianças e que ambos adorávamos. Também gosta de ver o Sam Sam, a cadela Marta, o urso Bernard e Dora a exploradora. Quanto aos mais antigos, o Ricardo vai fazendo tentativas e ela gosta bastante dos esquilos Bana e Flappy e do Marco. Quanto aos filmes de animação adora o ursinho Pooh e o Livro da Selva.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Deixar a fralda

Começamos esta semana a aventura de deixar a fralda, após muita leitura e partilha de experiências. Uma coisa é certa, cada criança tem o seu ritmo e não devemos forçar. É também importante que a criança tenha já algumas capacidades de comunicação e que já passe períodos de tempo longos com a fralda seca, sinal que já tem algum controlo na esfíncter. Depois entra em cena o papel dos pais e/ou prestadores de cuidados (creche, ama, empregada) que deverão repreendê-los quando se descuidam e incentiva-los quando fizerem no bacio ou sanita.

Tentamos uma primeira abordagem com o redutor da sanita, mas mal a sentava lá ela começava a choramingar, provavelmente por ter medo de estar em altura. Então noutro dia tentamos o bacio e foi um sucesso logo à primeira vez, quando ao acordar de manhã a sentamos lá e ela fez um belo xixi. Deve ter sido sorte de principiante, pois tentamos outra vez deixa-la sem fralda ao final do dia para ela fazer xixi no bacio e descuidou-se e fez na varanda. Hoje tentamos outra vez de manhã e não fez, pois estava com a fralda já ensopada e já não tinha vontade.

Vamos ver se no fim-de-semana com mais calma as coisas correm melhor.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

A cantar a canção do Ruca

Não fosse o Ruca o seu desenho animado favorito. O filme é curto e só apanhei o final da canção, mas adoro o grau de pormenor ao qual vai quando canta esta canção. Até a gargalhada lá está.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Memória de elefante

Hoje no regresso para casa resolvi ensinar à Leonor o seu nome completo. Por acaso nem tem um nome muito comprido, contrariamente à tradição portuguesa, pois só são 4.

Repetia o nome completo, ia perguntando: "Como te chamas?", ela respondia: "Leonor", eu insistia: "E os outros nomes?" e ela continuava: "Leonor".

Fui repetindo o nome completo, tentando que ela repetisse os nomes isoladamente. Ao fim de 10 minutos chegamos a casa e eu parei, pois já estava satisfeita por ela responder Leonor.

Chegou o Ricardo e contei-lhe que quando ela já sabia dizer o nome quando se perguntava. Então ele pergunta-lhe como se chamava e para nosso espanto respondeu o nome completo!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Brincadeiras no parque

Fomos ontem ao parque e é engraçado como ela adora brincar com os mais crescidos. E claro, quer também imita-los a andar nos equipamentos mais sofisticados.

Fiquei admirada por ela já se aguentar tão bem a andar nos cavalinhos. Falo por mim, pois fico com a cabeça a andar a roda passado pouco tempo, mas ela não. Pelo contrário, pede para andar com mais força e farta-se de rir.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Vamos fazer amigos entre os animais

Cada vez mais adora animais. Da última vez que fomos à casa dos avós paternos estavam na casa ao lado estes 2 cães sedentos de carinho e brincadeira.

A Leonor foi logo ter com eles mal os viu, fui logo a frente para ver se eram tão amigáveis quanto pareciam ou se era preciso ter cuidado.

Não havendo perigo, deixei que ela lhes desse umas festinhas, eles adoraram a atenção e fartaram-se de a lamber em agradecimento. Uma ternura.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Já conta até 10

Há umas semanas atrás, o Ricardo um dia lembrou-se de contar em voz alta os degraus que a Leonor subia com a sua ajuda para a motivar a subir pelo seu pé.

Por norma os lanços de escada que ela costuma subir têm entre 8 a 10 degraus. Logo na 2ª vez que contamos, ela repetiu "1, 2, 3" e ficamos de boca aberta. A 3ª vez já contava até 10.

Agora passadas umas semanas conta até 10 sem se enganar. Até a ama que já tem mais de 20 anos de experiência com crianças diz que a Leonor tem uma inteligência acima da média e eu fiquei toda inchada de orgulho.

Para além do já extenso vocabulário, já sabe muitas canções de cor: o sapo, o cavalinho de papel, os parabéns a você, as músicas do Panda, a canção da Heidi, do Ruca, entre outras.

Agora estamos curiosos em ver como será a sua evolução quando entrar para a creche em Setembro.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Marquesa Leonor

Fomos ver uma exposição para crianças sobre o Marquês de Pombal, na sequência dos 250 anos do concelho de Oeiras. Tem uma série de coisas giras, nomeadamente o poder meter uma peruca a imitar as que se usavam naquele tempo.

Foi só rir quando metemos a peruca a Leonor, pelo ar satisfeito dela a andar de um lado para o outro. Pessoalmente acho que lhe fica lindamente. Uma verdadeira boneca de porcelana ;)

Parabéns papá Ricardo - 37 anos

No meio do torbilhão de acontecimentos dos últimos dias, as
37 primaveras do papá Ricardo passaram desapercebidas. Muitos parabéns!

Para marcar o dia fiz um pequeno bolo de chocolate que estava uma delícia... foi devorado em menos de 24 horas :p

terça-feira, 7 de julho de 2009

Adeus bisavô Abílio

O querido bisavô Abílio, cujas 98 primaveras foram festejadas na véspera do dia do pai, faleceu ontem, após uma semana de internamento devido a um início de enfarte.

Não viu concretizado o seu desejo de completar 100 anos e de fazer a famosa festa na aldeia com foguetes e banda filarmónica de que ele falava todos os anos. Ficam as boas recordações e uma vida vivida em pleno e com saúde, mas sempre com muitas saudades da sua querida Bela que faleceu há 14 anos.

Em memória, dedico esta canção poderosa do Collin Raye que adoro e cuja letra me vem sempre à cabeça nesta alturas, chamada Love Remains:

We are born one fine day
Children of God on our way
Mama smiles daddy cries
Miracle before their eyes
They protect us til were of age
Through it all love remains

Boy moves and takes a bride
She stands faithful by his side
Tears and sweat they build a home
Raise a family of their own
They share joy they share pain
Through it all love remains

Kingdoms come and go they dont last
Before you know the future is the past
In spite if whats been lost
Whats been gained
We are living proof love remains

I dont know baby what Id do
On this earth without you
We all live we all die
But the end is not goodbye
Seasons come and seasons change
But through it all, love remains.

An eternal burning flame
Hope lives on and love remains.