quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Férias

Têm sido umas férias óptimas na casa do Papy e da Mamy no Algarve.

A Leonor anda mesmo feliz e bem disposta, se formos a ver só tem razões para isso, pois tem espaço livre à farta para correr e brincar, recebe resmas de miminhos, preparam-lhe bons petiscos (para fazer face ao apetite voraz), farta-se de brincar com os cães, tem tido idas diárias à praia com algumas banhocas e muitas construções de areia, faz longas sonecas e tem o papá e a mamã a tempo inteiro só para ela :)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pseudo-férias a caminho de férias a sério

Este é o último ano de férias forçadas em Agosto. Como todos os anos a ama foi de férias em Agosto e fico em casa com a Leonor.

Até era bom se fossem férias à sério tenho de assegurar e tratar de muitos assuntos da empresa em casa e em alguns casos ir com a Leonor atrás, o que é uma seca para ela e um factor de stress para mim.

Ainda por cima o Ricardo só pode tirar 2 semanas em Agosto, só nessa altura é que vamos para passar uns dias com os meus pais ao Algarve e aí sim ter umas férias a sério.

Nessa altura quero ir a praia com ela todos os dias, pois ela adora brincar na areia e até gosta de molhar os pés na água se não estiver muito gelada, como acontece nas praias da linha. Fomos a uma delas esta semana mas a água estava de tal forma fria que até fazia doer os pés.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Parecenças

Uns dizem que ela se parece comigo, outros que é com o pai.

Na foto da esquerda a Leonor, no meio eu com o meu mano mais velho e à direita o Ricardo.

Na minha opinião ela é uma mistura dos dois :)

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Fase das birras

A Leonor entrou há já umas semanas na fase das birras. Se as coisas não lhe correm como ela entende faz o filme completo: chora, deita-se ao chão e esperneia.

Li algures que é um sinal de crescimento, pois desta forma a criança procura afirmar-se. Na prática, sinto-me desesperada por não saber muito bem como lidar com as birras que chegam a culminar em crises de histeria.

Como sempre, utilizei o meu grande amigo Google para investigar melhor e o que apurei foi que:
- Surgem entre os 18 meses e 3/4 anos, com menor ou maior intensidade;
- Ajudam a criança a aprender a conviver com sentimentos como a frustração e a zanga, a desenvolver a capacidade de auto-controlo e a aceitar o facto de que nem sempre lhe fazem a vontade;
- O papel dos pais é fundamental, pois cabe-lhes ensinar aos filhos outras formas de expressar as suas necessidades e a aceitar o facto de que nem sempre lhe fazem a vontade.

Sendo assim, o nosso papel é o seguinte:
- Prevenir, sempre que possível, as situações que as podem provocar (cansaço, excitação, etc);
- Manter a calma e não gritar para dar exemplo de auto-controlo;
- Dizer não, explicando a razão de o fazerem;
- Dizer que as birras não os farão mudar a sua opinião;
- Se continuar, procurar distraí-la ou não lhe dar atenção por alguns minutos;
- Depois de se ter acalmado, felicita-la por ter optado pelo bom comportamento, e procure falar com ela sobre alternativas de se expressar;
- E o mais importante é ambos os pais serem consistentes: têm que ser firmes e fazerem respeitar as suas regras para que as crianças assim aprendem que tudo tem limites e aprendem a viver em sociedade.

Agora vamos ver como correm as coisas quando se passa da teoria à prática :)