domingo, 25 de outubro de 2009

Nova paixão: Madeline

O narrador fala em rimas e as histórias têm sempre uma moral.
Até eu gosto de ver :)

Consulta dos 2 anos

Fomos à consulta dos 2 anos e a Leonor continua de vento em poupa:
- Peso: 11,740kg - não manteve a tendência e desceu para o percentil 50;
- Estatura: 89cm - aumentou e está entre o percentil 75 e 90;
- Perímetro cefálico: 49cm - não manteve a tendência e desceu para o percentil 90.

Está com um desenvolvimento óptimo, sendo apenas de assinalar um problema ortopédico no pé que a ginástica deverá corrigir. Vamos ter de começar a pensar fazer o desmame da chucha que ela tanto gosta, pois pode começar a causar problemas ortodônticos.

Fiz a pergunta do momento: "E a gripe A?". Ela respondeu que este alarmismo era um disparate, que se estava a gerar um alarmismo despropositado e gastar milhões de euros de forma disparatada, pois trata-se apenas de uma gripe que tem uma maior rapidez de propagação e contágio e que a gripe sazonal causa mais mortes que esta. É contra a vacinação, pois foi muito pouco testada e não se sabe bem a sua eficácia e sobretudo quais os efeitos secundários que poderão surgir. Em caso de contágio temos de proceder tal como a outra gripe: repouso e tratamento sintomático.

Quanto ao refluxo, só fará mais exames quando tiver controlo de esfíncteres, que não se perspectiva para tão cedo. Até lá continua a tomar o antibiótico profiláctico.

Próxima revisão aos 3 anos :)

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Reunião de pais na creche

Hoje foi a reunião de pais na creche, uma estreia já que ano passado ela entrou já tinha sido feita.

Não pudemos ir os dois, pois a Leonor tinha que ficar com um de nós. Fui eu, a encarregada de educação :) Foi muito giro, bem além do que poderia ter imaginado. Vimos um vídeo fantástico do dia-a-dia da turma: a chegada, às actividades, o almoço, a sesta, o lanche, as brincadeiras na sala e no recreio e a aula de ginástica. Adorei!

Falamos do plano de contingência para a gripe A e das alterações do dia-a-dia na creche. Das actividades ao longo do ano. No final a educadora leu o texto que fez como sendo uma das crianças da turma e que acabou por fazer algumas chamadas de atenção sobre a necessidade de independência e de experimentar destas idades, bem como de outros comportamentos que fazem com que eles saem da casca.

Conhecemos a higienista que vem fazer a educação relativa à higiene oral, sensibilização e rastreio dentário. Foi muito interessante, até porque pudemos tirar algumas dúvidas, nomeadamente da frequência da escovagem que segundo a pediatra devia ser apenas 1 vez ao deitar e que segundo a higienista deveria ser pelo menos 2 vezes, uma de manhã e outra a tarde, e com apenas uma fina camada de pasta dentrífica que deve conter pelo menos 1000ppm de iões flúor (escrito no rótulo do tubo). E até 3 vezes para crianças com elevado risco de carie, como a Leonor que toma um antibiótico cheio de sacarose para evitar as infecções urinárias.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

2º aniversário

Já foi há 2 anos... nunca mais me esquecerei desse dia e dou graças a Deus por no final tudo ter corrido bem, pois hoje sei quais poderiam ter sido as consequências.

Sempre que penso no que aconteceu nesse dia, tudo me parece cada vez mais surrealista:
- pelo obstetra que me observou às 4:00 da matina e que me ia mandar para casa porque dizia que eu não estava a perder líquido amniótico quando escorria sempre que me mexia;
- pelos inúmeros toques que me fizeram para verificar se a dilatação passava dos 2 dedos;
- pela inconsciência das equipas que passaram por mim, que deixaram ultrapassar o limite de tempo recomendado para uma situação de bolsa rota e colocaram a Leonor em risco de lesões cerebrais graves pela falta de líquido amniótico e risco de infecções devido ao líquido que ficou estar contaminado pelo ar do exterior;
- pelo alarido que se gerou quando um obstetra da velha guarda que estava no novo turno ter visto a minha ficha e se aperceber do risco em que a Leonor estava a correr e ordenou fazer uma cesariana de emergência;
- pelo meu desespero por não ter forma de avisar o Ricardo que tinha acabado de sair para jantar qualquer coisa, pois o enfermeiro do outro turno tinha dito que estava ainda demorado;
- por ter sido a cobaia de um estagiário de anestesia e ter ouvido o anestesista dizer-lhe, estava eu apavorada e com inúmeras contracções, que ele tinha de ter calma e que se não fosse a primeira não havia problema;
- pela médica que fez a cesariana ser tão novinha e estar a cantar enquanto operava;
- pela ânsia de ouvir a Leonor chorar e poder ver pelos meus próprios olhos que ela estava bem;
- no final, pela felicidade imensa de a segurar finalmente nos meus braços.

Só me apercebi do quão mal poderia ter corrido quando vi num dos programas da Fátima Lopes uma menina que passou o mesmo que a Leonor, mas que não teve tanta sorte pois ficou com 95% de incapacidade motora devido à falta de oxigénio. Chorei tanto ao ver aquela menina numa cadeira de rodas mas com plenas capacidades mentais, plenamente consciente de tudo. Tudo fruto da incompetência dos médicos. Só de pensar que podia ter acontecido o mesmo à Leonor...

Passados 2 anos este episódio já me parece cenas de um filme. Desde então foram muitas as aventuras e tantas alegrias que todas as coisas menos boas desvanecem-se. Amo-te filhota!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Estoirada

Hoje a Leonor teve a 1ª aula de música na creche e logo a seguir foi a 3ª aula de ginástica.

Deve ter sido um dia animado... veio tão estoirada que fez uma birra enorme sem motivo nenhum. Deixei-a espernear uns bons minutos e depois acalmou. Aproveitei para lhe dar o jantar e a seguir a banhoca foi directa para a cama.

Aí foi nova birra e apliquei a técnica habitual que tem funci0nado sempre até agora. Tento acalma-la um pouco, apago a luz e e espero. Se recomeçar, deixo-a chorar um pouco, se continuar passados uns minutos, puxo dos galões, entro no quarto de rompante, digo em tom alto e autoritário: "Leonor, vais fazer ó-ó já!!", ela deita-se rapidamente e fecho a porta sem dizer mais nada.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Aniversários

Amanhã a Mariana faz 8 anos e para a semana a Leonor faz 2... como o tempo passa!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Espertinha

A Leonor chega ao pé da escada em caracol que leva ao sótão onde está o papá a trabalhar no computador:
- Papá?
- ... (silêncio)...
- PAPÁÁÁ?!?
- ... (silêncio)...
- PAAIIIIIII?!?!?!?
- ... (silêncio)...
- CADÚ?!?!?!?!
- ... (silêncio)...
- RIIICCAARDDDOOOO?!?!?!
- Diz filha?

Conclusão: a perseverança é a melhor arma ;)

Curtas

Comentário feito pelo nosso amigo Pedro relativo ao bom apetite da Leonor: "A Leonor continua aspiradorzinho?"

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Recepção calorosa

Antigamente era eu que tinha ir de carro levar e buscar a Leonor à ama, mas com a ida para creche ao pé da nossa casa houve uma revolução nos nossos hábitos e um grande alívio nas minhas responsabilidades.

Por norma sou eu que a levo e é o Ricardo que a vai buscar a maior parte das vezes. Desta nova rotina gerou-se um novo ritual entre nós, mal ela ouve a porta bater grita com grande excitação "Mamã!", vem a correr para o corredor de braços abertos, eu jogo-me ao chão de joelhos igualmente de braços abertos, abraçámos-nos e cubro aquelas bochechinhas gostosas de beijos.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Baby Center

Lá em casa somos duas balanças e um caranguejo. O site Baby Center do Brasil tem uma série de informação útil desde o engravidar até à idade pré-escolar.

Costumo ir espreitar o calendário da Leonor que indica as capacidades para a sua idade, aos 23 meses a informação (fiz uns ajustes ao texto) é a seguinte:

"Prestes a completar 2 anos, o seu filho provavelmente canta partes de músicas e dizer frases com até três palavras. Algumas crianças com alma de artista conseguem desenhar círculos e linhas, mas não se preocupe se tudo lhe parecer somente um grande rabisco. O importante é estimular a coordenação motora, coloque à sua disposição bastante papel e lápis de cera (melhor do que lápis ou canetas nesta fase).

Aproveite para brincar com objectos de tamanhos diferentes agora que ele começa a entender o conceito de opostos, como alto e baixo e pequeno e grande.

Converse o mais que puder em casa, porque assim será mais fácil identificar algum problema de fala ou audição. Na dúvida, mencione ao pediatra na próxima consulta, já que sessões de fonoaudiologia podem ser bem eficazes para corrigir problemas em crianças pequenas."

Parabéns mamã!

Fiz 33 anos na terça-feira. Nessa manhã quando ela acordou, fui ter a cama dela e disse:
"Olha, hoje a mamã faz anos! Dás-me um beijinho especial?"
Ela fez um grande sorriso, agarrou-se ao meu pescoço e deu-me um beijinho daqueles bem gostosos. Foi a melhor prenda que ela me podia ter dado :)

À noite fomos jantar fora com o tio Paulo, tia Leta e prima Mariana. Encontramos por acaso no restaurante uns tios e primos que têm dois miúdos com 7 e 4 anos e acabou por ser uma grande festança. No final a miudagem cantou-me os parabéns. A Leonor esteve muito empenhada, cantou muito afinada e no final bateu palmas com muito entusiasmo.