segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mio Mao

Lembro-me perfeitamente de ver isto em miúda e fiquei muito feliz quando começaram a passar no Jim Jam e a Leonor adora ver :)

Juntamos as duas sempre que dá um episódio e cantamos sempre o genérico em conjunto.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Novas expressões

A Leonor começou a usar expressões que não usamos em casa e que só podem ser fruto de andar na creche, seguem-se alguns exemplos:
- Calou!
- Biek, porcaria!
- Que nojo!
- É lixo!
- Claro mãe!
- Mamã, posso?
- Emprestas só um minuto?

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Obras em casa

Tivemos uma inundação em casa na sequência daquelas chuvas de Fevereiro de 2008. A água começou a pingar no tecto da sala e depois tivemos direito uma autentica cascata no hall de entrada. A nossa sorte foi que foi mesmo junto à porta e grande parte acabou por escorrer pelas escadas abaixo, mas mesmo assim tirava diariamente 2 baldes de água do corredor.

As consequências foram que o tecto falso que apanhou água ficou negro, a tinta das paredes e tecto ganharam bolhas e escamou, a água infiltrou de tal forma que o chão do quarto da Leonor levantou e tivemos um grave problema de bolor pela casa, sobretudo no nosso quarto e no sótão.

Accionamos o seguro, recebemos passado 1 ano a indemnização e só agora avançamos com as obras, pois já não houve mais evolução ao nível do chão do quarto da Leonor, sinal que já não havia vestígios de humidade.

As obras iniciaram segunda-feira e felizmente que o bom tempo chegou nessa altura. Pintaram a casa toda e arrancaram os tacos todos do quarto dela para colocar um chão flutuante excelente a nível de acabamento e resistência. Ficou muito giro e a Leonor está encantada com o seu quarto novo.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Em recuperação da gastroenterite

Esta gatroenterite foi mesmo agreste. Nem quis acreditar o quão prostrada ela estava quando cheguei a casa, pois nem reagiu quando me viu. Qualquer coisa que lhe caía no estômago dava origem a vómito, nem o Primpéran conseguia ficar tempo suficiente para actuar. O que nos valeu foi a nova pediatra, esta sim preocupada, que me ligou à noite para nos ajudar, manter-nos calmos e controlar o impulso de ir com ela às urgências.

Relatei-lhe tudo e por fim concluiu que o excesso de ácido no estômago fazia com que ela vomitasse tudo quanto ingeria. Indicou-me que teríamos de neutralizar o ácido primeiro, para isso a Leonor teria de ingerir um pouco de mel ou doce de fruta e esperar pelo menos 30 minutos antes de lhe dar os 2,5ml de Primpéran. Entretanto estava febril e dei-lhe 4,5ml de Ben-u-ron.

Assim fiz e de facto passados 30 minutos conseguimos que o Primpéran ficasse no estômago. A partir fui dando chá preto muito doce e o cenário começou a compor-se. Acampei aos pés da cama dela, fui dando o chá e dando miminhos sempre que necessário. Às 6:00 a febre voltou em força: 38,5ºC e votei a dar ben-u-ron que fez baixar a febre.

De manhã acordou chorosa e não quis beber leite. Tentei dar-lhe mais um pouco de chá e entretanto saí para o trabalho, tendo o Ricardo ficado com ela. Um pouco vomitou novamente, depois de uma sesta pediu cereais (Estrelitas) e lá se aguentou. O Ricardo foi comprar a farmácia o OralSuero que é uma bebida destinada ao fornecimento de sais minerais e que misturou com um pouco de sumo para conseguir que ela o bebesse. Voltou a febre que o ben-u-ron controlou e quando cheguei a casa ao final do dia estava bem mais animada, tento ficado muito contente por me ver. Não quis jantar. Estava outra vez com 38,0ºC de febre e dei-lhe novamente ben-u-ron. Quando começou a fazer efeito pediu um boião de fruta que comeu com muita satisfação e lhe deu bastante energia.

Mesmo assim a noite foi bastante agitada, acordou muitas vezes a chorar e optei por voltar a dormir num colchão aos pés da cama dela. A meio da noite passei-a para o colchão e dormimos agarradinhas uma a outra. De manhã foi com muita felicidade que a ouvi a pedir desesperadamente o leite que bedeu de penalti :)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Gastroenterite

Têm sido umas atrás das outras, chiça! Agora apanhou uma gastroenterite daquelas boas, vomitou 5 vezes no espaço de uma hora, apesar de já não ter nada no estômago. É a segunda que tem, pois a primeira foi há mais de 1 ano, ainda estava na ama.

Avisaram na creche para ter cuidado, pois crianças de outras salas (mais velhos) estão com esta gastroenterite e desidrataram ao ponto de ser hospitalizadas no espaço de 2 horas :|

A pediatra diz para não ir as urgências e tentar primeiro fazer tudo em casa, tendo sempre em atenção quaisquer sinais de desidratação:
- olhos encovados;
- língua seca;
- saliva espessa;
- pele seca e fria;
- perda de elasticidade da pele;
- ausência de lágrimas;
- diminuição da produção de urina (vai menos vezes à casa de banho ou as fraldas estão mais vezes «secas»);
- a urina mais escura.

Ir as urgências de imediato se manifestar de desidratação grave:
- começar a ficar prostrada (porque começa a faltar água nas células do cérebro);
- respiração ficar mais rápida;
- deixar mesmo de urinar.

Entretanto vamos atacar com o tratamento que ela indicou da outra vez:
- Preparar soro de hidratação Dioralyte: 2 saquetas em meio litro de água, dar ás colheres de 10 em 10 minutos e nada de comida
- Passadas 2 ou 3 horas podem ocorrer 2 cenários:
1 - Tolera e então faz-se uma dieta de arroz cozido sem ser lavado com cenoura e galinha/frango, banana, maçã e/ou pêra cozida, iogurt natural e muitos líquidos
2 - Vomita e então dar 10 gotas de Primperan (Substância Activa: Metoclopramida) solução oral e passado meia hora dar novamente soro de hidratação até tolerar e então fazemos a dieta do ponto 1.
3- No caso de aparecer diarreia aguda dar uma cápsula de Tiorfan Infantil 2 vezes ao dia.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Meu

De início dizia apenas: "Isto é meu!". Quando era respondia: "Sim filha, é teu!", mas quando não era fazia questão de dizer de quem era o objecto em causa.

Mais recentemente começou a identificar perfeitamente o que é de quem. No outro dia achei piada, estávamos a lavar os dentes e apontou para as escovas que estavam no copo e disse: "Isto é meu, isto é da mamã e isto é do papá!".

sábado, 8 de maio de 2010

Prima Sara

Ontem nasceu o mais novo elemento da família: a Sara.

Hoje fomos ao hospital vê-la. Fiquei admirada pela reacção da Leonor, pois de início teve medo e depois mostrou um grande desinteresse. No final da visita a Sara começou chorar quando lhe mudaram a fralda e lá se preocupou um pouco pelo bebé ter doí- doí.

De seguida fomos ver (finalmente) o primo Afonso de 2 meses. Curiosamente demonstrou muito mais interesse, dando festinhas e beijinhos por iniciativa própria. Fica agora por saber se isso deveu a ser mais crescido do que a Sara ou pelo fato de estarmos numa casa em vez do hospital.

domingo, 2 de maio de 2010

Ser mãe

Na semana passada estava a ver um daqueles programas da manhã e estavam a entrevistar algumas mães sobre a transformação que se dá quando nasce um filho.

Então comecei a pensar nestes últimos 3 anos. De facto, durante a gravidez é difícil estabelecer uma ligação com aquele ser oculto na nossa barriga. Na hora do nascimento há aquela ânsia em saber se está tudo e a curiosidade imensa de conhecer pela primeira vez a cara que tentamos imaginar durante tanto tempo. Depois segue-se um processo contínuo de aprendizagem e conhecimento mútuo, ao longo do qual aquele amor único - o amor de mãe - vai crescendo até ao infinito.

É um amor do qual ouvia falar desde pequena, mas que só consegui perceber desde que fui mãe. É de facto diferente de tudo aquilo que já tinha sentido, um sentimento avassalador e quase que sufocante por vezes. Ser mãe é sem dúvida a melhor coisa do mundo :)