terça-feira, 19 de abril de 2011

1ª Otite da Gabi

A Gabi teve a sua primeira otite, logo no seguimento da 2ª amigdalite da Leonor este ano.

Foi chato é ter de ir 4 vezes ao médico para fazerem o diagnóstico e medicarem a Gabi. Foi a primeira vez que tomou antibiótico e a escolha foi Clavamox, que tomou durante 10 dias.

sábado, 2 de abril de 2011

O primeiro dia na ama

Na 4ª-feira levei a Gabi à casa da ama para que haver um primeiro contacto antes do primeiro dia a sério. Ela pegou nela ao colo mas a menina Gabi começou a chorar e veio para mim. Estivemos ali a conversar um pouco para estipular o que era para trazer.

Ontem foi então o primeiro dia à sério na ama. Ficou bem, sem choro nem fita. Quando a fui buscar ao final do dia estava bem disposta.

2ª amigdalite

Ontem a Leonor acordou a queixar-se com dor de garganta quando estava a beber o leite, mas pensei que fosse fita para ver se não bebia o leite todo.

Antes de almoço ligaram-me da creche a da garganta, que começava a ter febre (37,5ºC) e se lhe podiam dar Ben-u-ron antes da sesta. Dei luz verde e disse que a ia então busca-la mais cedo.

Entretanto voltaram a ligar, agora já tinha 38ºC e que se lhe podiam dar Brufen. Disse que sim e passados 30 minutos lá estava eu para resgatar a doentinha que estava muito apática pois o Brufen ainda não tinha começado a fazer efeito.

Chegamos a casa e já tinha arrebitado, jantou bem, mas no final já estava a ficar outra vez muito parada. Fui a ver já tinha 38,5ºC, dei-lhe Ben-u-ron e metia-a na cama.

Às 3h da manhã acorda-me o Ricardo a dizer que está outra vez a arder em febre, dei-lhe Brufen e quando fui observar a garganta com uma lanterna verifiquei que as amígdalas e zona circundante estavam muito vermelhas e até me pareceu ver pus. Liguei para a linha Saúde24 que me indicou que o melhor era ir ao centro de saúde que se encontra aberto ao sábado de manhã e que podiam enviar um fax para lá se assim o quisesse.

De manhã fomos então ao centro de saúde, da facto o fax estava lá e fomos logo atendidas. O diagnóstico era amigdalite, tal como já suspeitava. Sem dúvida que Abril vai ficar conhecido para a Leonor como o mês das amigdalites, pois foi nesse mesmo mês que ela teve a 1ª no ano passado.

Falei com médica pois tinha sobrado uma embalagem de antibiótico da amigdalite do ano anterior, pois o otorrino tinha dito para lhe dar antibiótico 15 dias, como achei um absurdo falei com a pediatra e ela concordou que 8 dias seriam mais que suficientes. Ela concordou em lhe darmos o mesmo antibiótico mas com um intervalo de 12 horas entre tomas (no ano passado tinha sido de 8 em 8 horas).

Para além disso, manter a Leonor afastada da Gabi para ver se ela não lhe pegue o microorganismo que lhe provocou a amigdalite.

A medicação foi muito semelhante à do ano passado:
- Antibiótico: 1 colher medida (2,5ml) de Zoref de 12 em 12 horas durante 8 dias;
- Antibiótico/anti-inflamatório inalável: 2 pulverizações bucais e 2 pulverizações nasais (uma por narina) de Locabiosol 3 vezes ao dia;
- Anti-inflamatório: 1 colher de chá (2,5ml) de Maxilase de 8 em 8 horas;
- Antipirético: 5ml de Ben-u-ron e alternar com 5ml de Brufen caso a febre não baixe passadas 4 horas ou se a febre voltar em menos de 8 horas.

Sem dúvida que Abril começa a ser para a Leonor o mês das amigdalites, pois foi nesse mesmo mês que ela teve a 1ª no ano passado.