terça-feira, 30 de agosto de 2011

Peso pesado

A Gabi está cada vez maior e mais pesada. Ela efectivamente come muito bem e por vezes é complicado aguentar o intervalo de 4 horas entre refeições, tendo muitas vezes de antecipar meia hora ou uma hora a refeição.

Ela não me parece estar excessivamente gorda, está toda roliça e é entroncada tal como a Leonor era em bebé.

Minhoca

Numa conversa a Leonor referiu a palavra "minhoca", mas na altura não entendi o que ela queria dizer.

Por fim, fiquei perfeitamente esclarecida noutra conversa quando ela me disse: "Mamã, as meninas têm um pipi e os meninos têm uma minhoca, não é?"

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Hora da refeição

Quando chega a hora da refeição nota-se uma excitação crescente na Gabi. Refila mais, está sempre atenta ao que faço e assim que se apercebe que estou a tratar da refeição dela começa aos gritinhos.

Hoje ao almoço para além dos gritos entusiásticos começou a bater palmas.

Birras

A Leonor anda novamente numa fase terrível de birras e manifestações de independência.

A última foi no fim-de-semana, quando não lhe fiz a vontade ela virou-se para mim e disse num tom revoltado: "Vou-me embora e não volto mais!"

O que vale é que passados 5 minutos ela voltou meio envergonhada ao pé de mim a pedir desculpa.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Saúde oral na infância

Estava a pesquisar sobre dedeiras para lavar os dentes e encontrei no portal da saúde este artigo muito interessante sobre saúde oral na infância:

Como cuidar dos dentes dos meus filhos?

Uma boa saúde oral começa no início da vida das suas crianças. Antes do nascimento do primeiro dente, alguns factores podem afectar a sua aparência e a sua saúde de forma permanente. Existem alguns medicamentos que, se forem administrados às grávidas, às mães que amamentam ou às crianças, no período em que se estão a formar os dentes, podem causar a descoloração ou alterações na formação dos dentes. Por esta razão, siga sempre as recomendações do médico. Não tome medicamentos, que não sejam indicados pelo médico.

As crianças precisam de cuidados orais especiais que todos os pais devem saber.

O que são as cáries de biberão e como posso evita-las?

São provocadas pela exposição frequente e demorada dos dentes a soluções (líquidas ou cremosas) que contêm açúcares ou seus derivados. Nestes incluem-se o leite, as papas e sumos de fruta.

Assim, o hábito da criança andar durante muito tempo com a tetina do biberão na boca permite um contacto directo desses agentes sobre as superfícies dentárias.

Os líquidos açucarados permitem a adesão das bactérias às superfícies dentárias, depositam-se à volta dos dentes e aí permanecem durante longos períodos enquanto o bebé dorme, conduzindo à formação de cáries dentárias que têm o seu início nos dentes anteriores superiores e inferiores (incisivos e caninos). Não deve deixar que o seu bebé adormeça com o biberão de sumo ou de leite na boca.

A higiene oral começa logo após a erupção do primeiro dente do bebé. Deve ser executada pelo menos duas vezes por dia, sendo uma delas, obrigatoriamente, antes de deitar.

Qual a importância dos dentes temporários (de leite)?

Os dentes de temporários ou decíduos, habitualmente designados por dentes de leite, têm tanta importância para o correcto desenvolvimento do bebé como qualquer outro órgão ou sistema.

A principal função será permitir à criança a correcta mastigação dos alimentos. Mas outras funções estão-lhe associadas, nomeadamente o estímulo para o correcto crescimento da face e a manutenção do espaço necessário para o nascimento dos dentes definitivos ou permanentes.

O que fazer quando os dentes de leite começarem a erupcionar?

Os dentes começam a erupcionar por volta dos 6 meses e devem terminar o seu crescimento por volta dos 30 meses. Isto faz com que muitas crianças fiquem com as gengivas muito sensíveis, o que as torna irritadas. Pode ajudar, esfregando as gengivas com o dedo, uma dedeira especial para esse efeito ou um anel de borracha refrigerado. Também existem géis e produtos farmacêuticos para aliviar o desconforto provocado pela erupção dos dentes do bebé.

Se a sua criança tiver febre quando os dentes estiverem a erupcionar, pode ser um processo natural de reacção do organismo. Contudo, se a febre persistir, será melhor contactar o seu médico para ajudar a prevenir qualquer outro problema, pois é um período particularmente sensível na interacção do corpo do seu bebé com o meio ambiente.

Como cuidar dos dentes temporários?

Passar os bons hábitos de higiene oral para as suas crianças é uma das lições de saúde mais importantes que lhes pode ensinar. Isto significa ajudá-las a escovar os dentes duas vezes por dia, limitar os lanches entre as refeições (especialmente os que contêm alimentos e/ou bebidas açucaradas como bolachas, pão achocolatado, refrigerantes) e visitar o profissional de saúde regularmente.

O médico também irá controlar o crescimento e o desenvolvimento dentário do seu filho, dando-lhe conselhos sobre o desenvolvimento dentário e respectivas condicionantes, nomeadamente a importância do flúor, como ajudar a manter uma boa higiene oral, como lidar com os hábitos orais da sua criança (por exemplo, o uso da chucha), nutrição e dieta.

Deve evitar que a sua criança ingira bebidas gaseificadas, pois estas provocam a erosão dos dentes. Se mesmo assim decidir que ela pode ingerir bebidas gaseificadas, use então “palhinhas” para evitar o contacto directo da bebida com as faces dentárias.

Faça a sua criança ver que uma visita ao profissional de saúde oral é uma experiência positiva. Explique que ajuda a manter uma boa saúde. Ao incentivar uma atitude positiva, aumenta as hipóteses da sua criança visitar regularmente o profissional de saúde oral ao longo da vida e reduz a necessidade de tratamentos mais invasivos e potencialmente geradores de medo e ansiedade.

Quanto mais cedo se iniciar o hábito diário de higiene oral, melhores perspectivas há de evitar as doenças orais, por isso, crie junto da sua criança o hábito de higiene oral desde a erupção do primeiro dente.

Qual é a melhor forma de escovar os dentes de leite?

Deve efectuar ou vigiar a escovagem das suas crianças, seguindo os passos seguintes:

  • A limpeza dos dentes deve iniciar-se logo após a erupção do primeiro dente do bebé. No início, quando há poucos dentes erupcionados, pode utilizar-se uma gaze, dedeira específica para o efeito ou escova de dentes.
  • A escova de dentes deve ser macia e ter um tamanho adequado à boca do bebé. Deve utilizar-se uma pequeníssima quantidade de dentífrico fluoretado (1.000-1.500 ppm de fluoretos), semelhante ao tamanho da unha do dedo mindinho do bebé.
  • Tenha atenção para ensinar a sua criança a não engolir a pasta.
  • Direccione os filamentos da escova de encontro às faces dentárias e execute suaves movimentos de rotação. Repita isto em todas as faces dentárias.
  • No final pode escovar a língua da criança. Coloque a escova sobre a língua e escove suavemente de trás para a frente (desde a base para a ponta).

Chuchar no dedo é um problema?

O reflexo de chuchar no dedo é frequente nos bebés. Contudo, o hábito de chuchar nos dedos pode causar problemas no crescimento dos maxilares e no posicionamento dos dentes.

Deve prestar particular atenção a este hábito, de modo a elimina-lo ou evitando que ele se estabeleça. É preferível o uso de chupetas. Contudo, se o seu uso for prolongado também pode causar importantes problemas orais.


Miss Simpatia

É um facto que a Gabi é um bebé muito risonho. Quer ela conheça ou não a pessoa, há sempre um grande sorriso aberto na sua carinha laroca. Não me lembro da Leonor ser tão dada ou risonha.

Comentava no outro dia com a minha melhor amiga que deve ser característica das mulheres escorpião, pois tanto ela como a Gabi são do mesmo signo e ambas são super simpáticas e risonhas.

Outra peculiaridade, é ela estar constantemente à procura da nossa atenção, pois ela fica fixamente a olhar para nós até conseguir contacto visual e o prémio é um enorme sorriso!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Mais brincadeiras


Nota-se uma evolução nas brincadeiras da Gabriela desde que começou a sentar-se.

Como a mana Leonor, adora a loiça de brincar e passa à vontade uma hora a mexer em panelas, pratos e chávenas de plástico.

Também já destreza suficiente para tocar nos botões daqueles brinquedos musicais e se tiverem luzes a piscar melhor ainda.

A Leonor pelo seu lado continua a adorar brincar com ímanes e delirou com a última prenda que lhe compramos: uma mala metálica com 3 cenários e mais de 70 ímanes para colocar.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Personalidade forte

Cada vez mais se nota mais a personalidade forte da Gabi, sendo bem claras as demonstrações da sua vontade.

Acho o máximo quando ela faz beicinho quando lhe digo "Não" e as abundantes lágrimas que por vezes se associam ao seu protesto.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Interesseira

Há já algum tempo que noto que sempre que a Leonor quer alguma coisa fica cheia de meiguices e faz tudo o que lhe pedimos. No fim, pergunta se ela foi linda e então faz o seu pedido.

Esta manhã a conversa foi:
Leonor: Mamã, dormi a noite toda. Fui muito linda, não é?
Eu: Sim, filha.
Leonor: Então já posso receber a prenda, não é?

domingo, 14 de agosto de 2011

Constipação

A Gabriela está muito constipada e comecei a dar-lhe umas bolinhas homeopáticas fora das refeições:
- Espectokind para a expectoração,
- Rinikind para secar as mucosas nasais.

Ela adora, abre logo a boca e depois fica a chupar com ar deliciado.

Para além disso tenho dado muita água para ajudar a fluidificar as secreções, tenho também metido muito soro e aspirado com o Narinhel.

sábado, 13 de agosto de 2011

Regresso às aulas

Em Setembro a Leonor vai passar para a sala dos 4 anos, a penúltima sala da creche. Como o tempo passa. Mais 2 anos e ela começa a escola à sério.

A Gabriela também vai lá frequentar a sala de 1 ano. Ela estava bem na ama que chamamos com carinho de Avó Rosa e sei que ela tratou dela com todo a ternura que uma avó trata dos netos. Ela disse-me que gostava muito da Gabi, pois para além de ser uma bebé sossegada e simpática, sei que se criou uma empatia muito grande entre ambas. Pessoalmente também gosto muito dela, foi naturalmente que passei a chama-la de Avó Rosa e fiquei desolada com a tristeza que ela demonstrou quando lhe disse que ela tinha conseguido vaga para a creche.

A creche tem a grande desvantagem de eles apanharem lá tudo e mais alguma coisa, mas tem como vantagens o facto de ter actividades próprias para a idade dela o que contribui para o seu desenvolvimento, convive com outras crianças da mesma idade, passam a ficar as duas no mesmo sítio (o que é uma poupança de tempo significativa e permite ao Ricardo levar/buscar ambas), só fecha 1 semana em Agosto.

Brincadeiras

Temos notado uma grande evolução na Gabriela. Ela já há muito tempo que se senta perfeitamente e durante muito tempo. Fica sentadinha no tapete a brincar com os inúmeros brinquedos, entretendo-se até começar a chegar a hora da refeição e nessa altura começa a refilar.

Hoje tentei que ela fizesse força nas pernas e pareceu-me gostar da experiência. Não aguentou muito tempo, mas vou começar a fazer esse exercício com frequência para ela ganhar músculo.

Para além disso gosta muito de brincar connosco, sendo a Leonor a companheira de brincadeiras predilecta. Adoro quando ela manda aquelas gargalhadas de felicidade.

Papá

A Gabriela já diz Papá. De início ficamos na dúvida se não seria "papa", mas verificamos efectivamente que ela dizia a palavra quando o Ricardo aparecia e/ou permanecia aos seus cuidados.

Agora para deixar de haver ciúmes de vez ela vai ter de dizer a seguir "mana" ou "nônô" :)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Conversas

Esta manhã:
Leonor: Mamã, estamos quase a ir de férias, não é?
Eu: Sim filha.
Leonor: Já há muito tempo que não vamos de férias. Vamos ter com a Mamy ao Algarve?
Eu: Sim filha.
Leonor: Depois quero levar um brinquedo para lá, pode ser?

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mais dentes a caminho - incisivos laterais do maxilar inferior e incisivos centrais do maxilar superior

Ainda agora começaram a romper os incisivos laterais do maxilar inferior e já estão a aparecer os dois incisivos centrais do maxilar superior.

Já tinha reparado que a Gabi andava outra vez a babar-se imenso e a meter tudo o que apanha na boca para coçar as gengivas.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Barbie

Hoje de manhã:
Leonor: "Mamã, pareces a Barbie!"
Eu: "Hein?"
Leonor: "A minha Barbie também tem uma blusa assim!"

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dedos da mão

A Leonor achou muita piada aos nomes dos dedos quando estava a fazer massagens à Gabi.

Desde então anda sempre atrás de mim para me fazer a lenga-lenga e no final desatamos numa grande risota.

Acho uma piada ouvi-la dizer:
"Dedo mindinho, seu vizinho, pai de todos, fura bolos, mata pulgas e piolhos!"

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Tema tabú

Já faz algum tempo que o tema da morte surgiu no meio das conversas da Leonor.

Curiosamente ela nunca me questionou sobre esse tema, portanto só pode ter sido abordado na escola e aparentemente foi bem assimilado.

Já não me lembro bem em que contexto é que surgiu a primeira conversa, sei que fui apanhada completamente desprevenida e fiquei sem saber muito bem o que dizer.

Ultimamente, sempre que lhe explico que alguns dos brinquedos dela seriam perigosos para a Gabi ela responde-me: "Pois, senão ela pode morrer, não é?".

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Metralhadora

Ultimamente a Leonor anda a falar como uma metralhadora. Põe-se a desbobinar quase sem respirar, por vezes até se engasga com as palavras na sua ânsia em expor a situação.

O mais giro é ver a gesticulação e expressões faciais associadas a conversa, o que torna difícil manter a compostura e escutar com ar sério.

Constipação

Desde que ficou constipada que a Gabi bolsa constantemente entre as refeições, independentemente do que coma e de quanto coma. A brincar já faz 3 semanas que está assim e para além disso temos notado desde a semana passada que está a ficar presa dos intestinos.

Hoje falei com a médica que me disse que efectivamente deve ser da constipação e para lhe dar 10 minutos antes de cada refeição Motilium em suspensão, pois ajuda na digestão, resolvendo tanto o bolsar como a prisão de ventre.

Disse que se não houver melhorias passada uma semana para voltar a falar com ela.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mais dois dentes - incisivos centrais do maxilar superior

Conforme já esperava, romperam mais dentes, mais precisamente os 2 incisivos centrais do maxilar superior e que tornam o seu sorriso ainda mais lindo.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Palminhas

Tal a minha surpresa quando no sábado a Gabi começou a bater palminhas, assim sem mais nem menos. Ela na véspera tinha estado na casa da tia Leta e ela comentou comigo que tinha feito essa brincadeira com ela. Assimilou bem o ensinamento.

O que acho mais engraçado é a delicadeza como ela o faz, com muita calma e graciosidade.