sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Prenda da mamã

A Leonor é que me entregou a prenda que vinha numa linda caixa cor-de-rosa com um laçinho branco.

No seu interior um magnifico conjunto de anel, brincos e fio em pérolas de cultura de cor branca e rosa.

Obrigado aos meus 3 amores, adorei!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aniversário da mamã - 35 anos

Hoje a Leonor acordou em pulgas porque é o aniversário da mamã.

Tive direito a ouvir uns parabéns a você da Leonor e do Ricardo, apesar dos protestos iniciais da Leonor por se cantar os parabéns sem bolo.

Ela disse logo que à noite tinha que haver bolo para eu soprar as velas :)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Infecção respiratória

Quando a Gabi acordou na 6ª estava bem disposta mas senti-a quente, fui ver a temperatura axilar tinha 37,5ºC.

Apesar de não considerar febre, meti um supositório Ben-u-ron 125. Passado 1 hora senti-a ainda mais quente e quando fui ver já tinha 38,5ºC. Andou o dia todo com febre pois não cedia com Ben-u-ron, cheia de tosse e expectoração, tendo até vomitado expectoração em dada altura. Ao lanche começou a recusa alimentar e então resolvi que já era tempo de ela ser vista por um médico.

Fomos primeiro ao centro de saúde, mas apesar de ainda não ser hora de fecho já não podiam atender porque o sistema já não dava senhas. Então lá fomos para as urgências. Na triagem viram que ela continuava com febre e apesar de lhes dizer que o Ben-u-ron não fazia efeito, deram-me um supositório para lhe administrar.

Entretanto chamaram para o gabinete e quando a médica a observou, estava com falta de ar e pieira nos pulmões, para além disso a garganta também estava inflamada e ficou na dúvida quanto a um dos ouvidos, pois estava muito tapado com cera. Mandou fazer um exsudado faríngeo para eliminar a hipótese de amigdalite bacteriana, um aerossol com broncodilatador para aliviar a parte respiratória e um raio X para eliminar a hipótese de pneumonia.

Antes de voltar para a sala de espera passei novamente pela triagem para verificar a temperatura e a febre tinha subido até aos 38,6ºC. Entretanto chamaram novamente para o gabinete, o exsudado veio negativo para Estreptococos A, o raio X mostrava muita expectoração mas não havia sinal de pneumonia, mas como mantinha as dificuldades respiratórias e a pieira, fomos fazer novo aerossol.

Por fim ficou melhor e mandaram-na para casa com a seguinte medicação:
- 2,5ml de Brufen assim que chegasse a casa, depois fazer 4ml de Ben-u-ron passadas 8 horas e só se a febre não cedesse é que deveria dar novamente o Brufen até deixar de haver febre;
- 2 inalações de Ventilan 100 microgramas de 8 em 8 horas durante 5 dias;
- 5 ml de antibiótico a base de amoxicilina de 8 em 8 horas durante 10 dias.

Passou essa noite toda a chorar e pouco dormiu. No dia seguinte continuou com febre e foi uma ginástica fazê-la comer.

Nos dias seguinte começou a melhorar bastante e hoje fomos ao centro de saúde para ser observada, os ouvidos e garganta estavam bem e a auscultação estava limpa, portanto já não fiz Ventilan hoje.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Consulta de imunoalergologia

Já é a segunda reacção alérgica que a Leonor faz quando toma antibióticos a base de penicilina.


Desta vez a reacção foi mais exacerbada, tendo o corpo ficado cheio de borbulhas, a cabeça com crostas e muitas queixas de comichão da Leonor. Para além disso, os sintomas demoraram muito mais tempo a passar.

Fomos a uma consulta de imunoalergologia e os testes cutâneos aos antibióticos deram negativo, incluindo à penicilina. Segundo a imunoalergologista, a alergia deverá ser à proteína utilizada no antibiótico.

Brincadeiras das manas

A Leonor hoje de manhã brincava às professoras com a Gabi. Ela estava de pé ao pé do seu quadro com o giz na mão, a Gabi sentada em cima da manta no chão e escutava muita atenta a Leonor dizer: "Gabi, hoje vamos aprender as letras!" :)

domingo, 25 de setembro de 2011

Saltitar

A Gabi aperfeiçoou a técnica de rabinhar dando impulso com as mãos passando assim a saltitar.

Fartamo-nos de rir cá em casa, pois parece um sapinho fofo.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Falar em bom português

Nunca falei com a Leonor ou a Gabi com termos de bebé, como por exemplo dizer pópó em vez de carro.

Inconscientemente fiz uma excepção para a palavra carne que, não sei por quê, sempre fui dizendo chicha.

Um destes dias ao jantar tive a seguinte conversa com a Leonor:
Eu: Leonor, come a chicha toda.
Leonor: A Sílvia (auxiliar do infantário) diz que chicha é porcaria.
Eu: Hein? A chicha é porcaria???
Leonor: Não se diz chicha, diz-se carne!

E esta hein?

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Manas amigas

Nem consigo descrever a felicidade que sinto pela crescente amizade e cumplicidade entre a Leonor e a Gabi.

É uma delícia ver as duas brincarem juntas, ouvir as gargalhadas da Gabi quando a Leonor faz palhaçadas e brincadeiras, presenciar as frequentes trocas de miminhos, ver o olhar de adoração que a Gabi tem pela mana grande ou até a preocupação que a Leonor tem com a sua mana bebé.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Adaptada

Hoje pela primeira vez a Gabi foi de livre vontade para o colo da educadora.

Quando a fui buscar estava muito entretida a brincar e não somente não fez aquela choraminguice típica quando me viu, como estava a sorrir ao colo da auxiliar quando vinham ter comigo :)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Calçado para a nova estação

Na sexta-feira fomos comprar calçado para a Leonor e a Gabi.

É incrível como o pé da Leonor cresceu no Verão, pois as sandálias tamanho 24 que lhe estavam grande no início do Verão estavam agora pequenas ao ponto de ter os dedos dos pés de fora. Mais espantada fiquei ao ver que o tamanho 25 também não lhe servia e que tínhamos de comprar tamanho 26! Compramos uns sapatinhos de fivela azuís e umas sapatilhas cor de rosa tipo botim, ambos muito giros.



Para a Gabi compramos uns sapatinhos tamanho 18, fechados, em camurça azul e um motivo floral de cada lado que achei adoráveis.

Rabinhar

À semelhança da Leonor, a Gabi começou a rabinhar, ou seja, consegue deslocar-se arrastando o rabo pelo chão.

É engraçado ver a ginástica que ela faz para o conseguir fazer, pois obriga-a a alongar o tronco completamente para a frente e por vezes a girar sobre si mesma tipo pião.

O que é certo é que ela consegue chegar onde quer e ao que quer.

sábado, 17 de setembro de 2011

10 meses

Hoje a Gabi faz 10 meses e está uma menina fofa, simpática, bem disposta e esperta.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Choraminguice

Tem sido uma dor de alma deixar a Gabi no infantário. Mal começamos a subir as escadas para a sala dela começa logo a olhar para mim com ar desesperado e começa a choramingar.

Chegando ao topo das escadas começa a agarrar-se a mim com muita força e tem que ser literalmente arrancada do meu colo. Fico com o coração destroçado.

Pior é mesmo quando a vou buscar buscar, pois mal me vê faz beicinho de choro e começa logo a espernear numa tentativa de vir ter comigo mais depressa.

A mim soa-me a: "Oh mamã! Lá me deixaste outra vez com estes gabirus! Estava a ver que nunca mais me vinhas buscar!"

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

2ª gamacistografia

Na terça-feira a Leonor foi fazer uma gamacistografia para verificar como estava o problema do refluxo vesico-ureteral, pois segundo o que explicou a nefrologista o nível de refluxo da Leonor se deve à imaturidade do aparelho urinário e portanto passa com a idade.

O exame desta vez foi bastante complicado, pois a Leonor chorou desde a desinfecção com Betadine à colocação da sonda vesical para injecção do contraste até a bexiga encher. No final retiraram a sonda, sentaram-na no bacio com as costas encostadas à câmara gama para ela fazer xixi e então tiraram alguns planos.

Segundo a médica que fez o exame, existe um refluxo residual do lado esquerdo que segundo ela não tem expressão. Vamos ver o que diz a nefrologista.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Raízes

Estes últimos 4 dias foram um regresso às raízes da família, pois fomos à aldeia dos avós paternos na beira baixa.

Para além dos avós, estavam também os tios e a prima Mariana. Visitamos os primos que moram lá na terra e fomos à praia fluvial que foi requalificada este ano e está um espectáculo.







Para encanto da Leonor havia imensas rãs e conseguimos apanhar uma. A Gabi também achou piada e por pouco transformava a coitadinha da rã em puré.


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Mimo

O dia só pode correr bem quando se ouve logo pela manhã: "Mãe, hoje estás tão bonita!"

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O quarto das manas

















Não resisti quando vi estes ursinhos com os nomes delas.

Colei-os na porta do quarto e a Leonor adorou.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Adaptação

Hoje a Leonor foi comigo deixar a Gabi na sua sala. Mais uma vez a Gabi ficou a choramingar, fruto do ambiente da sala. Também não deve ter ajudado ter visto a mãe e a irmã irem embora e deixa-la com estranhos naquele cenário dantesco.

Se tudo correr bem vai ficar a dormir a sesta e vou busca-la por volta das 15:00.

Ficou combinado que se houver stress ligam-me para ir busca-la mais cedo.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ano lectivo 2011/2012

Ontem foi o primeiro dia da Leonor e da Gabi no infantário.

A Leonor ia toda feliz, pois já é crescida e está na sala dos 4 anos :) Também estava cheia de saudades dos seus amigos, ficou muito contente por reencontra-los ao fim de 3 semanas de férias e começou logo a contar-lhes tudo o que se passou durante as férias na casa dos avós no Algarve.

Dado ontem ter sido a consulta dos 9 meses, a Gabi acabou por apenas almoçar lá. Hoje foi o primeiro dia a sério e quando a deixei nos braços da Carla ficou a choramingar, penso que devido ao choro de outros bebés na sala. Como está ainda no período de adaptação fui busca-la depois de almoço, embora estivesse cheia de sono estava bem disposta. Mal chegamos a casa metia-a na cama e ferrou-se logo a dormir.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Matulona

Hoje fomos a consulta dos 9 meses e conforme esperava a Gabriela está matulona:
- Estatura entre os percentis 50 e 75
- Peso no percentil 75
- Perímetro cefálico no percentil 75

Relativamente à alimentação:
- Manhã: biberão de leite
- Almoço: sopa de carne + fruta
- Lanche: papa ou iogurte com bolacha e fruta
- Jantar: início da introdução do peixe + fruta

Devem ser dados alimentos com mais textura para estimular a mastigação:
- triturar menos a sopa;
- introdução do arroz;
- dar bolachas e côdea de pão.

Dado os nossos dias de praia terem acabado, volta a tomar diariamente uma gota de Vigantol.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Papa

Ontem ao almoço estava a aquecer a sopa da Gabi.

Assim que ela se apercebeu, ficou muito fixamente a olhar para mim, largou a chucha e disse alto e bom som: "Papa!"

Foi a risota geral cá em casa.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Esperteza

Na casa dos meus pais costumamos sentar a Gabi no chão em cima de um tapete grosso coberto com um lençol.

Ontem sentei-me no tapete para brincar com ela, poisei o telemóvel numa das pontas e qual o meu espanto quando a vejo a puxar o lençol que está por cima do tapete para trazer o telemóvel junto dela.