quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Remédios caseiros e dicas para a varicela

Estive a ler uma série de artigos sobre remédios caseiros e dicas sobre a varicela.

Fiz um resumo de tudo o que li e daquilo que me pareceu fazer sentido.

Alimentação:
- Evitar comer carne, sobretudo vermelha.
- Evitar lacticínios, excepto os fermentados, dado aumentarem o ácido úrico no corpo, abrandando o metabolismo e mantendo assim mais tempo as toxinas no corpo.
- Comer muitos legumes de cores variadas, sendo fonte de vitaminas.
- Comer kiwi em cada refeição, é um fruto rico em vitamina C, minerais essenciais e outros nutrientes que ajudam o sistema respitatório, pele e sangue.
- Beber muita água para ajudar a purgar as toxinas.
- Beber chá, tendo encontrado recomendações sobre chá de jarmin, de camomila, de calêndula, de gengibre e de Pau d'Arco.
- Beber sumos naturais.
- Beber com as refeições sumo de arando com sumo de meio limão para alcalinizar o corpo e ajudar na luta contra o vírus e cicatrização da pele graças aos antioxidantes do arando.

Indumentária e higiene:
- Manter a criança com roupa fresca minimiza as borbulhas e reduz a comichão.
- Evitar usar produtos de higiene no banho, pois poderão inflamar as borbulhas.
- Ao retirar do banho secar com pequenos toques a pele para não rebentar as borbulhas ou arrancar as crostas.

Remédios caseiros:
- Banho com gengibre fresco ou banho de flocos de aveia, ambos são conhecidos pela sua acção anti-inflamatória. Para o banho de gengibre basta meter gengibre fresco na banheira com água morna e ficar pelo menos meia hora no banho. Para o anho de flocos de aveia, tem que se ferver os flocos 15 minutos até ficar uma papa, depois mete-se essa papa dentro de um pedaço de tecido, atam-se as pontas, meter dentro da banheira com água morna (tipo saqueta de chá) e ficar de molho meia hora.
- Banho de sal marinho e vinagre de cidra. Colocar na água morna da banheira 2 colheres de sopa de sal marinho puro (sem tratamento) e 1/4 de chávena de vinagre de cidra. Ficar no banho 20 minutos.
- Banho de chá de camomila ou de chá de hortelã-pimenta para acalmar a pele.
- Nas borbulhas há várias alternativas: óleo de vitamina E - acelera a cicatrização / óleo de sândalo - alivia a comichão, acelera a cicatrização e cheira lindamente bem / óleo da árvore do chá, colocando 10 a 15 gotas  embebido numa compressa embebida em água quente.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Difarce de Carnaval da Gabi: menina com varicela

A varicela começou no infantário há cerca de 15 dias, correu todos os colegas de sala e só faltava a Gabi e outro menino para todos terem apanhado.

No Sábado achei logo estranho ela só comer sopa ao almoço, no Domingo comecei a acha-la quente, medi a temperatura e tinha 38,5ºC de febre e dei-lhe 4ml de Ben-u-Ron. Andava muito queixosa na zona da fralda e quando fui para mudar vi logo 4 borbulhinhas vermelhas com cabeça de água e então tive a certeza que tinha chegado a vez dela.

 Entretanto comecei logo a dar 5ml de Zyrtec para aliviar os sintomas de comichão e apliquei uma solução a base de calamina nas borbulhas.

Ontem falei com a pediatra que disse para também lhe dar 3ml de Zovirax 4 vezes ao dia e aplicar todos os dias nas borbulhas Bétadine e por cima Pruriced gel.

Na fase de crosta meto Biafine para ajudar à cicatrização.

Vendo pela positiva, fica já despachada.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Esperta que nem um alho

Já tinha ouvido que os segundos filhos evoluem mais depressa que os primogénitos porque os irmãos puxam por eles.

Efectivamente a Gabi tem sido muito mais precoce que a Leonor, concordo que a Leonor puxe pela irmã, mas há muita esperteza e perspicácia que me parecem ser inatas, sendo muitas vezes ela a descobrir e perceber as coisas antes da irmã mais velha.

A educadora já me tinha dito que ela promete, tanto pela inteligencia, como pela personalidade forte :)