segunda-feira, 7 de julho de 2008

Consulta dos 9 meses - nefrologia pediátrica

Hoje chegou o dia da consulta por que fiquei a ansiar depois de ler o relatório da cintigrafia... entrei no consultório com o coração acelerado.

Graças a Deus que a Dra Arlete pediu-nos logo para ver a cintigrafia... olhou para o exame, franziu o sobrolho e o meu coração parou. Tomou umas notas, no final leu o relatório e voltou a franzir o sobrolho... ia-me dando uma coisinha má. Por fim disse "Não concordo com este relatório!", fiquei de queixo caído e olhei para o Ricardo muito admirada. Então ela continuou "O relatório fala em cicatriz mas o exame não evidencia nada disso!", incrédula pergunto "Então ela não tem nenhuma cicatriz?", ela responde "Não, está tudo bem." e então mostrou-nos o exame e explicou-nos todos os pormenores. Depois dessa boa notícia ficamos com outro espírito.

Quanto ao resto, peso 7,8kg e comprimento 68cm, desceu em ambos para o percentil 25, o perímetro cefálico continua em recta ascendente com 45cm, tendo atingido o percentil 75... está cada vez mais cabeçuda :)

Como continua muito constipada e dado o entupimento estar ao nível das narinas, ela receitou:
- antiestamínico Neostil: 8 gotas duas vezes por dia;
- gotas nasais Biopental OM: 3 gotas em cada narina três vezes por dia.

Vai passar a tomar vitamina C junto à vitamina D, ela até ficou admirada da antiga pediatra só lhe ter receitado a vitamina D. Portanto vai passar a tomar 6 gotas de Cebiolon e diminui o Vigantol para 1 gota.

Recomendou a escovagem dos dentes com a dedeira e um pouquinho de dentífrico com flúor, não tendo portanto de tomar mais flúor.

Quanto à alimentação, mantemos as 4 refeições actuais: leitinho de manhã (mama se houver, senão biberão de leitinho); almoço com sopa de legumes com carne e fruta; ao lanche alternar biberão de leite, papa, iogurte com fruta e 2 bolachas; jantar com sopa de legumes e fruta. O peixinho só entra em cena aos 10 meses, passando à estar na segunda sopa. A gema do ovo só aos 11 meses e só uma vez por semana na sopa no lugar do peixe.

Para além disso, é muito importante ela beber água, apesar de ainda não ter arranjado forma de a convencer a tal... nem com o tal chá da Milupa. Só gosta de mascar a tetina... vou tentar dar-lhe água com um copo com bico.

A próxima etapa é a consulta de nefrologia no HSFX no final do mês, na qual vão prescrever o exame final: a gamacistografia para verificar se está ou não a fazer refluxo.

2 comentários:

Mamã disse...

Marília ficamos mesmo muito felizes que afinal não seja nada. Que bom. Esperamos que continue a correr tudo bem com a doce Leonor. Um grande beijo aos três e parabéns por 9 mesinhos.

cristina disse...

Parabéns! Ainda bem que está tudo bem! Beijos