quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Calçado

Estive a fazer uma investigação na internet sobre o calçado adequado para esta fase e deparei-me com este texto transcrito do livro “O grande livro do bebé” do Dr. Mário Cordeiro.

Os primeiros sapatos do bebé
Muitos pais, na ansiedade de ver os bebés a andar, começam a pôr-lhes sapatos cedo demais. Antes dos 12-18 meses não há necessidade de sapatos, a não ser em ocasiões especiais -festas, saídas, etc. Preferencialmente o bebé deve andar descalço, com meias antiderrapantes se o solo estiver frio. É necessário o bebé sentir o chão e as suas irregularidades, para poder adaptar o pé e equilibrar-se. A comprar alguns sapatos, é recomendável serem sapatos formativos. Os sapatos foram concebidos para proteger o pé de objectos que encontre no chão e que lhe possa fazer mal. De qualquer forma , os sapatos não evitam as deformações do pé nem contribuem, de nenhuma forma, para o desenvolvimento psicomotor.

Alguns conselhos
- Uma vez que a criança caminhe, pode adquirir sapatos suficientemente amplos para acomodar os pés, sem os pressionar;

- As solas devem ser antiderrapantes (o mesmo se usar meias);
- Os contrafortes laterais devem ser suficientemente apoiantes para evitar que o pé resvale para o lado, e para manter o pé direito;
- A sola interna deve ter o relevo necessário para estimular o desenvolvimento do arco plantar;
- Não é necessário gastar ”fortunas” em sapatos …dado que os pés das criança crescem rapidamente, há que ter em atenção este aspecto e ter sapatos que não estejam, nem largos demais nem, apertados;
- As crianças devem andar descalças em casa, com meias antiderrapantes;
- Os sinais de alarme são:alterações como coxear, diferenças de tamanho ou de forma entre os membros inferiores, dores nas pernas, deformações.

Boas práticas a não esquecer
É sempre bom que os bebés tenham boas posturas. O sentar “à chinês” (com as pernas cruzadas) é uma medida boa, em termos posturais, ao contrário do “sentar à japonês” (com as pernas para trás).


Depois fiz uma pesquisa sobre sapatos formativos e deparei-me com a referência às seguintes marcas:
Arauto
Chicco
Geox
Pablosky

1 comentário:

Mamã disse...

Recomendo os da Geox, acho inclusivé superiores aos da Chicco. Das outras duas marcas ainda não posso tecer opiniões, pois não comprámos nenhuns dessas. Beijos e boas caminhadas! :-)