segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Consulta dos 15 meses e resultado da gamacistografia

Hoje a Leonor foi a consulta dos 15 meses (feitos na 3ª passada). Chegamos, cumprimentamos a Drª Arlete Neto e ela perguntou que novas graçinhas a Leonor fazia, que palavras já dizia e se já andava. Respondi-lhe que estava melhor no campo das letras que na parte motora :p

Mandou-a despir e enquanto o fazia perguntei-lhe logo se ela já sabia o resultado da gamacistografia e ela respondeu que estava à espera que eu perguntasse, o que me deixou logo apreensiva. Fiquei ainda mais quando vi a cara dela e percebi que a minha esperança em ouvir que estava tudo bem tinha acabado de cair por terra.

Ela explicou que a Leonor está a fazer refluxo bilateral activo, ou seja, a urina regressa da bexiga para os dois rins quando ela faz força para urinar. Quando perguntamos qual era a próxima estapa ela foi muito reservada, apenas disse que teria de fazer uma segunda cintigrafia aos 18 meses para verificar se ela tem alguma cicatriz e que só a partir daí se poderia encontrar uma solução e que para além disso, sendo refluxo activo, é sempre possível que o problema tenha uma resolução espontânea (oxalá).

Fez-lhe um exame físico completo, oscultou-a e estava com muita expectoração. Portanto vamos fazer 1 semana de aerossol com 5ml de soro e meia ampola de Atrovent para fluidificar a expectoração, fazê-la tossir (só o consigo fazendo-a chorar), meter soro no nariz e aspirar as secreções. Só depois de estar melhor é que pode ir à vacina levar a VASP.

O crescimento está óptimo, só se foi um pouco abaixo no peso com esta gripalhada:
- Peso: 9,800kg - entre o percentil 25 e 50 (peso pluma)
- Estatura: 79cm - percentil 75 (oficialmente deixou de ser XS!)
- Perímetro cefálico: 48cm - percentil 90 (cada vez mais cabeçuda, não admira que as blusas não lhe caibam pela cabeça!)

4 comentários:

Mamã disse...

Marília força e esperança! Tudo vai correr pelo melhor! A Leonor não merece menos que isso! Beijinho muito grande. Filipa, Ricardo e Margarida

cristina disse...

Com força para a frente que é caminho! Vais ver que tudo correrá da melhor forma possível e com muita genica da Leonor! Beijos

estrelinha_brilhante disse...

Olá Marília.
A Inês quando nasceu diagnosticaram-lhe através do teste do pézinho, uma doença metabólica, caiu-me o mundo!!! O prognóstico era muito complicado, além de que a Iny iria ser vegetariana e depender de medicação para o resto da vida. Agora passados 9 meses e meio, após analise, seguida de analise e 3 internamentos hospitalares, ela está optima, deixou o vegetarianismo para começar a comer carninha e está tão fofa, tão fofa, tão fofa...que é de se comer!
Sê forte Marília, eu sei k temos momentos dificeis, mas as nossas filhas merecem tudo de bom e sobretudo merecem mães cheias de garra para as ajudar a superar todas as dificuldades.
Há sempre esperança e os nossos bebés surpreendem-nos.
bjssss

Marília disse...

Obrigada pelo apoio :D
Tento manter-me optimista e tenho de ter força por ela, pois serei sempre eu acompanha-la neste percurso sinuoso, pois o papá Ricardo é um piegas e diz que não pode ir senão desmaia.
Apesar do meu coração ficar pequenino a cada exame que ela faz, mantenho-me forte e tento transmitir-lhe confiança.
Mas é como dizes Sónia, muitas vezes eles superam as dificuldades e surpreendem-nos :)