sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Gamacistografia

A Leonor começou logo o ano em cheio, hoje foi fazer a gamacistografia para verificar se está a fazer refluxo vesico-ureteral e eventualmente confirmar o diagnóstico da duplicidade pielocalicial bilateral.

Tinha imaginado um cenário negro, mas afinal foi bastante pacífico... deitaram-na na maca só com o body, passaram uma compressa com Bétadine em toda a vagina, inseriram uma sonda muito fina, retiraram com uma seringa toda a urina da bexiga, ligaram um saco com soro à sonda, injectaram o contraste na extremidade da sonda e ficamos à espera que a bexiga enchesse. Assim que ela fez xixi, tiraram alguns planos e estava pronta para ir embora. Ela só protestou da Bétadine (devia estar fria) e no fim do exame por estar impaciente de estar tanto tempo deitada. A minha super-bebé é valente! :)

Logo que acabou o exame perguntei se havia refluxo, mas a técnica disse logo que a médica não estava cá e que só ela poderia dizer alguma coisa caso assistisse ao exame. Bolas! Ela bem que podia ter dito... se calhar até foi melhor assim, não fico com macaquinhos na cabeça e a consulta é já dentro de 15 dias e então saberemos o resultado e qual a próxima etapa.

1 comentário:

cristina disse...

Ainda bem que dizes que foi bastante pacífico porque pela descrição não pareceu nada!!! Tem calma e um passo de cada vez. É normal não te dizerem nada sem a médica. Tudo irá ser pelo melhor.