sexta-feira, 27 de março de 2009

Gastroenterite

Na semana passada, a Carla, agora já com 6 meses, apareceu na segunda-feira com febre, vómitos e diarreia. Disse logo à Arlete que devia ser uma gastro mas ela ficou a mesma com ela a semana toda, pois a mãe da pequena afirmou que o médico disse que não era nada. Ainda acrescentou que sendo assim só podia ser bruxedo :o

É claro que eu tinha razão, pois a Leonor começou 5 dias depois com os mesmos sintomas e no Domingo começou a desgraçada da Arlete. Como a pediatra não atendia o telefone e não respondia aos SMS, resolvi leva-la ao HSFX. Receitaram-lhe ben-u-ron para a febre e indicaram para não lhe dar água nestas situações, mas sim chá preto açucarado e que se passado meia hora não vomitasse então tentar dar algo para comer.

Entretanto a pediatra ligou-me, já eu tinha saído do hospital e disse-me era escusado ir ao hospital e deu-me as indicações a seguir numa próxima situação destas:
- Preparar soro de hidratação Dioralyte: 2 saquetas em meio litro de água, dar ás colheres de 10 em 10 minutos e nada de comida
- Passadas 2 ou 3 horas podem ocorrer 2 cenários:
1 - Tolera e então faz-se uma dieta de arroz cozido sem ser lavado com cenoura e galinha/frango, banana, maçã e/ou pêra cozida, iogurte natural e muitos líquidos
2 - Vomita e então dar 5 gotas de Primperan (Substância Activa: Metoclopramida) solução oral e passado meia hora dar novamente soro de hidratação até tolerar e então seguir o ponto 1, no caso da diarreia ser aguda dar uma cápsula de Tiorfan Infantil 2 vezes ao dia.

Graças a Deus que não foi preciso nada deste tratamento pois no Sábado já não evidenciava sintomas, só estava muito cansada e no Domingo esteve totalmente normal, tendo até ido ao parque com ela. Na segunda, estava a Arlete de molho e fiquei com ela em casa, aproveitamos para passear à tarde e lanchamos no parque :)

Sem comentários: