quarta-feira, 15 de abril de 2009

Varicela!

Como já estavamos a prever, passados 15 dias a Leonor ficou com varicela. Estavamos nós no Algarve para passar a Páscoa com os meus pais quando apareceu uma pinta no peito, muito vermelha com uma cabeça de àgua e 38ºC de febre, depois multiplicaram-se a uma velocidade doida, talvez pela febre não baixar com o ben-u-ron, quando parecia ter estagnado vinham mais uma fornada delas... ficou literalmente coberta da cabeça aos pés. Como disse a nossa amiga XXL "a coelhinha virou pipoca" :) A 1ª foto foi tirada ainda na fase inicial e a 2ª foi tirada ontem a noite.

Até mete dó olhar para ela, não houve parte do corpo que fosse poupado. O pior dia foi a noite de segunda para terça, pois passou a noite a chorar e foi de tal forma que só ficava bem no meu colo, a ouvir o batimento do meu coração... traria recordações da sua confortável estadia no útero? Foi de tal forma que excepcionalmente a levei para a nossa cama e depois de muitas voltas adormeceu em cima da minha barriga.

A pediatra indicou-me o seguinte tratamento:
- Atarax (antiestamínico): 2,5 ml de manhã e à noite para acalmar a comichão;
- Ben-u-ron (antipirético): 4,5 ml de 6 em 6 horas;
- Amido de milho (mais conhecida por farinha Maizena): 2 colheres de sopa na água do banho para acalmar a comichão.

Quando perguntei se metia alguma coisa nas borbulhas (Pruciced, Bétadine, ...) disse para não meter nada e que depois receitaria uma pomada cicatrizante. Fiquei admirada quando vi que era o Biafine, pois pensava que era só para queimaduras. Acabei por seguir essa indicação, pois gritava de dor quando lhe tentamos meter o que quer que seja sobre a pele. Efectivamente aliviou-a bastante.

Hoje está francamente melhor, as borbulhas estão quase todas em crosta, já dormiu a sesta e as noites voltaram ao normal. Cá estamos as duas de quarentena em casa e só temos "alta" quando as borbulhas estiverem todas em crosta.

4 comentários:

Unknown disse...

olá.
Chamo me Alexandra e a minha filhota Daniela, de 5anos está com a varicela. Olhe pode me dixer o nome do pó cicatrizante que o pediatra da sua filha receitou? O Dr onde leveI a Daniela mandou me por betadine nas borbulhas,e dar xarope aerius.. DIga me algo se faz favor. obrigada

Unknown disse...

Pelo incrível que pareça meu filho tá com com o 2 dia de varicela fui a médica e disse igual dar aerius a noite é betadine e vários banhos ao dia mtos rápidos...no tempo dos meus outros filhos foi o caladril mas pelo que sei já saiu do mercado

Unknown disse...

O meu filho tbm tem varicela e receitaram me igual

Marília disse...

Meninas, eu entretanto descobri algo maravilhoso que alivia imenso o prurido, ajuda a secar e acelera a cicatrização: A-Derma Cytelium spray calmante e secante para pele irritada. Recomendo sempre o spray porque ser de mais fácil aplicação. Boa sorte!