sexta-feira, 24 de julho de 2009

Deixar a fralda

Começamos esta semana a aventura de deixar a fralda, após muita leitura e partilha de experiências. Uma coisa é certa, cada criança tem o seu ritmo e não devemos forçar. É também importante que a criança tenha já algumas capacidades de comunicação e que já passe períodos de tempo longos com a fralda seca, sinal que já tem algum controlo na esfíncter. Depois entra em cena o papel dos pais e/ou prestadores de cuidados (creche, ama, empregada) que deverão repreendê-los quando se descuidam e incentiva-los quando fizerem no bacio ou sanita.

Tentamos uma primeira abordagem com o redutor da sanita, mas mal a sentava lá ela começava a choramingar, provavelmente por ter medo de estar em altura. Então noutro dia tentamos o bacio e foi um sucesso logo à primeira vez, quando ao acordar de manhã a sentamos lá e ela fez um belo xixi. Deve ter sido sorte de principiante, pois tentamos outra vez deixa-la sem fralda ao final do dia para ela fazer xixi no bacio e descuidou-se e fez na varanda. Hoje tentamos outra vez de manhã e não fez, pois estava com a fralda já ensopada e já não tinha vontade.

Vamos ver se no fim-de-semana com mais calma as coisas correm melhor.

1 comentário:

cristina disse...

Uma dica da pediatra: o redutor deve ter um apoio para os pés, pois aquela altura eles ficam pendurados. E como muito bem disse a médica: não é fácil fazer força com os pés no ar...