quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Infecção respiratória

A Leonor já andava constipada há várias semanas. Como não passava e estava a ficar com muita tosse, marcamos consulta de urgência na pediatra no dia 15. Estava com uma infecção respiratória e foi medicada com:
- Anti-inflamatório: 5ml de Maxilase de 12 em 12 horas durante 5 dias;
- Anti-estamínico e descongestionante nasal: 2,5ml de Actifed de 12 em 12 horas durante 5 dias;
- Aerossol com broncodilatador: 5 ml de soro fisiológico e 1ml de Atrovent de 12 em 12 horas durante 5 dias.

Passados os 5 dias, estava ligeiramente pior e fomos novamente ter com a pediatra que alterou o tratamento e indicou que ficasse em casa 5ª e 6ª:
- Anti-inflamatório: manter os 5ml de Maxilase de 12 em 12 horas durante 7 dias;
- Cortisona:10 gotas de Rosilan de manhã durante 3 dias;
- Aerosol alternado com 2 broncodilatadores: 5ml de soro com 1ml de Atrovent e 5ml de soro com 0,3ml de Ventilan - alternados de 6 em 6 horas.

Esta segunda acordou da sesta na creche com 39,2ºC e não via grandes melhorias na parte respiratória. Mandei-lhe um SMS e ela indicou para dar ben-u-ron. Sempre que o efeito do ben-u-ron passava voltava a febre em força.

Fiquei muito decepcionada, pois a pediatra não parecia nada preocupada, apesar dos meus pedidos para ela voltar a observa-la para reavaliar o estado dela e verificar a evolução do tratamento.

Sendo assim fui consultar outra pediatra muito conceituada na área de problemas respiratórios. Auscultou-a e depois de uma descrição dos sintomas e dos tratamentos anteriormente realizados,
diagnosticou que a infecção respiratória era causada por Micoplasma, que implica tratamento com antibiótico durante 14 dias. Recomendou que ficasse em casa pelo menos hoje e amanhã. O tratamento prescrito foi:
- Antibiótico: 2ml de Klacid de 12 em 12 horas durante 14 dias;
- Cortisona: 35 gotas de Celestone de 8 em 8 horas durante 3 dias;
- Aerosol com mistura de 2 broncodilatadores: 3ml de soro fisiológico com 1ml de Atrovent e 0,3ml de Ventilan de 8 em 8 horas durante 5 dias.

Segunda-feira voltamos lá para ela ser reavaliada e vamos também fazer uma sessão de cinesiterapia respiratória com aerossol e drenagem brônquica postural e aspiração de secreções.

2 comentários:

Mamã disse...

Está melhor a Leonor??? Bjo

Marília disse...

Ao fim de 3 dias de tratamento já nem parecia a mesma :) Agora o problema é estar cheia de mimo.