sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cinesiterapia respiratória

A Leonor piorou com o regresso do mau tempo. De um momento para o outro voltaram a tosse e expectoração que fazem com que ela durma pessimamente.

Ao falar com a nova pediatra, ela recomendou fazer uma sessão de cinesiterapia respiratória com uma fisioterapeuta que costuma estar na clínica ao final do dia.

Como nunca fizemos e nunca tinha ouvido falar do tratamento era fui ao Google:
- Cinesiterapia respiratória: Manobras de mobilização torácica e aspiração de secreções respiratórias, com o objectivo de promover a drenagem de secreções intrabrônquicas e melhorar a ventilação.

Ontem fomos então fazer a sessão já com o aerossol feito com 3 ml de soro + 0,3ml de Ventilan. A terapeuta era muito simpática e fez uma série de movimentos no tórax da Leonor, quase parecia uma massagem às costelas e começou logo a sair imenso ar dos pulmões. Depois passamos aos exercícios de respiração ao mesmo tempo que ela fazia mais movimentos ao tórax. Por fim foi metendo soro no nariz, fez a Leonor tossir e no fim ao assoar-se saiu muito ranho. Saiu de lá francamente melhor, pois já não se ouvia aquela farfalheira, tendo indicado para:
- parar os aerossóis;
- meter muito soro no nariz;
- beber muita água;
- assoar com frequência;
- pedir para ela tossir, para soprar num moinho de vento e fazer bolas de sabão para provocar movimento nos pulmões e ajudar as restantes secreções a sair.

No final tanto eu como a terapeuta ficamos admiradas pela excelente colaboração da Leonor para uma primeira sessão :)

Sem comentários: