quinta-feira, 4 de março de 2010

Infecção respiratória - parte 2

A Leonor nunca ficou completamente recuperada da infecção respiratória, há 2 dias atrás piorou subitamente... voltou aquela maldita tosse que lhe corta a respiração e aquela farfalheira que por vezes tem um silvo no final como que a lembrar asma.

Como não exibia mais nenhum sintoma para além da tosse, ela ontem foi para a creche. Eram 19:00 quando nos ligaram a informar que ela estava com 39,5ºC de febre e a pedir autorização para lhe dar ben-u-ron.

Percebi que tinha de ir com ela as urgências mal vi a aflição dela quando tossia. Na triagem confirmaram a insuficiência respiratória e passados poucos minutos chamaram-na para o gabinete para ser vista por um médico.

Ela estava tão atacada que a médica nem conseguiu ausculta-la e mandou logo tomar Atarax e fazer um aerossol. Quando nos chamaram novamente a médica disse que em vez do aerossol recomendava usar uma câmara expansora na qual se insere o inalador.


O tratamento prescrito foi:
- Atarax sempre que houver aqueles ataques de tosse descontrolados, com espaçamento de 8 horas entre cada toma;
- Ventilan-inalador: 1 nebulização na câmara expansora 4 vezes ao dia;
- 4,5ml de ben-u-ron caso haja febre com espaçamento de 6 horas entre cada toma.

Amanhã temos nova sessão de cinesiterapia e no final a pediatra vai reavalia-la para ver quais os passos seguintes.

2 comentários:

Mamã disse...

As melhoras... rápidas!

Marília disse...

Desde que ela foi para a creche que anda sempre nisto e este inverno rigoroso também não ajudou. Espero que o próximo ano lectivo seja mais calmo :)