quinta-feira, 29 de abril de 2010

Amigdalite

Ainda a recuperar da rinite e com mudança de antibiótico por ter feito reacção alérgica ao Clavamox que tem derivados de penicilina, a Leonor começou com um febrão na segunda-feira que não cedia com Ben-u-ron. Lá atacamos com Brufen.

A terça-feira foi para esquecer, com a febre a atingir os 39ºC e perda de apetite (mau indício na Leonor). Lá fomos para a clínica a uma consulta de urgência, a pediatra tinha saído para almoço e fomos (infelizmente) atendida por outra. A observação da médica foi um pouco estranha, pois nem lhe observou a garganta como deve ser e disse os ouvidos estavam muita cera e que nem conseguia ver bem , mas como ela ia ao otorrino no dia seguinte que ele lhe retiraria o excesso de cera. Ainda fizemos uma colheita de urina para eliminar a opção de infecção urinária. Saiu de lá com Neo-Sinefrina para desobstruir o nariz, pois ela só conseguia respirar pela boca.

Na quarta-feira a tarde lá fomos nós ao otorrino, retirou de facto muita cera, sobretudo do ouvido esquerdo. O médico nem queria acreditar quando lhe observou a garganta, estava com uma amigdalite brutal. Ele mostrou-me a garganta dela, as amígdalas estavam cravadas de pintas de pus. Virei-me logo para ele e disse: "Mas então ontem a tarde a sua colega devia ter visto isto!". Ele nem disse nada, mas a cara dele dizia tudo. Prescreveu-lhe um novo antibiótico durante 15 dias: Zoref. Achei estranho não lhe ter dado um anti-inflamatório, mas quem era eu para questionar. Ele também viu os exames todos que ela fez até agora e pelo audiograma ele disse que ela tinha uma otite serosa devido as secreções que ela acumulou durante estes meses todos de constipação. Ficamos de repetir o audiograma e fazer um radiografia ao nariz depois da época balnear para ver se a praia ajudava a fazer passar a otite.

Lá fora fartei-me de refilar, pois assim mais valia não ter ido a consulta com ela na véspera e perguntei com quem poderia falar do assunto. Disseram que era mesmo com a pediatra, que é a dona da clínica.

Liguei para ela mal saí de lá, ela disse que as pintas de pus apareciam de um dia para o outro, mas que na véspera a garganta estaria de certeza muito inflamada e disse que ia falar com a médica que a viu. Entretanto falamos da medicação que o otorrino lhe deu e para além do antibiótico disse-me para lhe dar um anti-inflamatório (Maxilase) e um spray para a garganta e nariz que também é antibiótico. Sexta-feira ligo para fazer o ponto de situação.

Fazendo um resumo da medicação:
- Antibiótico: 1 colher medida (2,5ml) de Zoref de 8 em 8 horas durante 15 dias;
- Antibiótico/anti-inflamatório inalável: 2 pulverizações bucais e 2 pulverizações nasais (uma por narina) de Locabiosol;
- Anti-inflamatório: 1 colher de chá (2,5ml) de Maxilase de 8 em 8 horas.

Sem comentários: