domingo, 28 de março de 2010

Lições de francês

Há cerca de 1 mês iniciei a Leonor à minha língua materna: o francês.

Fiquei tão agradavelmente surpreendida pela sua rápida aprendizagem e pela boa pronúncia que decidi levar mais a sério aquilo que começou por ser uma brincadeira e instaurar verdadeiras aulas de francês cá em casa :)

A próxima etapa será fazer numa base regular videochamadas com o meu irmão e sobrinha que vivem em França para praticarmos a sério.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Saída do dia da mulher

Como tinha ao centro comercial para buscar um medicamento para a Leonor, lembrei-me de iniciar a tradição de fazermos uma saída no dia da mulher. Para o ano vamos tentar recrutar mais companheiras para este dia.

A saída foi curta e simples, fomos à pastelaria Lua de Mel e devoramos um belo Garibaldi, estava óptimo e a Leonor fez uma festa só pelo facto de sair com a sua mamã :)

Este dia serve para relembrar às mulheres todas as conquistas até agora alcançadas e que hoje parecem coisas tão básicas, quase factos adquiridos. A mulher actual pode fazer tudo a que se propuser, para além de trabalhar arca com uma série "empregos" a tempo inteiro, pois é esposa e mãe. Por isso tudo e muito mais acho muito bem gozarmos o nosso dia especial!

sábado, 6 de março de 2010

Infecção respiratória - Suspeita de asma

Já tenho vindo a questionar os médicos sobre a possibilidade de a Leonor ser asmática, pois temos antecedentes por ambos os lados: eu tive bronquites asmáticas até aos 6 anos e o Ricardo teve asma até aos 10 anos.

Dado ser a 3ª infecção respiratória nos últimos 3 meses e nas últimas 2 ter detectado um ruído extra na respiração dela que me faz lembrar aquele silvo do asmático, a médica mandou fazer uma série de análises à Leonor.

Entretanto está medicada e mediante o resultado das análises é que saberemos os passos seguintes.

Curtas

Eu: Leonor! Quem pintou o chão com as canetas de feltro?!?
Leonor: Foi o pai!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Infecção respiratória - parte 2

A Leonor nunca ficou completamente recuperada da infecção respiratória, há 2 dias atrás piorou subitamente... voltou aquela maldita tosse que lhe corta a respiração e aquela farfalheira que por vezes tem um silvo no final como que a lembrar asma.

Como não exibia mais nenhum sintoma para além da tosse, ela ontem foi para a creche. Eram 19:00 quando nos ligaram a informar que ela estava com 39,5ºC de febre e a pedir autorização para lhe dar ben-u-ron.

Percebi que tinha de ir com ela as urgências mal vi a aflição dela quando tossia. Na triagem confirmaram a insuficiência respiratória e passados poucos minutos chamaram-na para o gabinete para ser vista por um médico.

Ela estava tão atacada que a médica nem conseguiu ausculta-la e mandou logo tomar Atarax e fazer um aerossol. Quando nos chamaram novamente a médica disse que em vez do aerossol recomendava usar uma câmara expansora na qual se insere o inalador.


O tratamento prescrito foi:
- Atarax sempre que houver aqueles ataques de tosse descontrolados, com espaçamento de 8 horas entre cada toma;
- Ventilan-inalador: 1 nebulização na câmara expansora 4 vezes ao dia;
- 4,5ml de ben-u-ron caso haja febre com espaçamento de 6 horas entre cada toma.

Amanhã temos nova sessão de cinesiterapia e no final a pediatra vai reavalia-la para ver quais os passos seguintes.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Deixar a chucha

Após uma tentativa frustrada em Outubro, aproveitamos o nascimento do priminho Afonso para apostar numa nova abordagem para a Leonor deixar de usar a chucha.

Há várias semanas que começei a dizer-lhe numa base regular que ela já era crescida e como tal iria dar as chuchas ao Afonso quando nascesse.

E assim foi, ontem pedi para ela me dar a chucha para levar ao Afonso. Chorou, esperneou, fez birra... um terror. Ao deitar choramingou mais um pouco e a noite foi muito má. Mas mantive-me firme e não cedi.

No dia seguinte comuniquei na creche a nossa nova tentativa e pedi para não lhe darem a chucha na hora da sesta.

Resultado, esta noite nem falou da chucha, apenas pediu a fralda e o peluche do Pooh. Ainda é cedo para atirar foguete, mas parece que estamos no bom caminho :)