quinta-feira, 15 de setembro de 2011

2ª gamacistografia

Na terça-feira a Leonor foi fazer uma gamacistografia para verificar como estava o problema do refluxo vesico-ureteral, pois segundo o que explicou a nefrologista o nível de refluxo da Leonor se deve à imaturidade do aparelho urinário e portanto passa com a idade.

O exame desta vez foi bastante complicado, pois a Leonor chorou desde a desinfecção com Betadine à colocação da sonda vesical para injecção do contraste até a bexiga encher. No final retiraram a sonda, sentaram-na no bacio com as costas encostadas à câmara gama para ela fazer xixi e então tiraram alguns planos.

Segundo a médica que fez o exame, existe um refluxo residual do lado esquerdo que segundo ela não tem expressão. Vamos ver o que diz a nefrologista.

2 comentários:

SaraNós&Trpaos disse...

Olá. O meu filhote tambem tem que fazer um exame cistografico. Eu não sei pormenores... o Andre tem 5 aninhos. A tua filha tem que idade? O exame é muito doloroso? Onde fizeste?

Marília disse...

Olá! Ela fez agora 4 anos. Foi bem mais difícil desta segunda vez em relação à primeira quando ela tinha 15 meses.
Queixou-se muito na inserção da sonda e na parte final tinha de fazer xixi para tirarem os planos, pois estava magoado e ardia.
Fiz na Quadrantes em Miraflores (tem acordo com o Hospital Dona Estefânia), enaquanto a primeira foi feita na Atomedical que fica perto do ISCTE em Lisboa.
Eles têm na página deles uma descrição do exame que achei esclarecedora. Está aqui o link: http://www.atomedical.pt/exames/exame.php?exame_id=9
Espero que corra tudo bem com o André :)