segunda-feira, 7 de novembro de 2011

As responsabilidades de irmã mais velha

Desde que a Gabi nasceu tenho envolvido a Leonor no dia-a-dia de cuidar da irmã. Muitas vezes são coisas pequenas, como meter a fralda do caixote do lixo ou trazer-me uma fralda seca, que a fazem tornar-se útil. No final agradeço-lhe sempre imenso a ajuda e ela fica toda contente. Tenho também explicado a importância de estarmos sempre atentos ao que a Gabi faz, pois ela é bebé e faz muitas asneiras porque ainda está a aprender a ser gente.

O que é certo é que a Leonor tem cada vez mais assumido as responsabilidades inerentes a ser a irmã mais velha.

Para além da crescente preocupação com a Gabi, noto uma grande atenção por parte dela no que toca aos perigos que representam as peças pequenas de alguns brinquedos, ponto em que tenho sempre insistido imenso.

Só recentemente a Leonor começou a preocupar-se em não deixar ao alcance da Gabi as peças pequenas, mas na semana passada passou a ir mais além pois verifica se os brinquedos que os adultos dão a irmã são efectivamente seguros. Ainda ontem dei à Gabi uma boneca da Pin-y-Pon e a preocupação dela foi logo em dizer-me "Mãe, cuidado! Tiraste aquelas peças pequenas?".

Para além disto, ela dá logo o alerta se a Gabi está a tentar meter algo para a boca. Vem imediatamente a correr para mim e grita: "Mamã! A Gabi está a querer meter uma coisa na boca!". Nunca é nada de perigoso, mas é bom ir sempre repreendo qualquer tentativa com um "Gabi! Na boca não!", que a Leonor já começa a dizer-lhe também, mas que normalmente desencadeia um choro sentido na Gabi, talvez por não estar habituada a ser repreendida pela sua adorada mana.

Sem comentários: