segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Estreia dos óculos

No sábado a Leonor ficou eufórica quando lhe disse que íamos finalmente buscar os óculos dela.

O oculista esteve a justa-los à cara dela e que bem que lhe ficam, pois a armação metálica de tom rosa claro não pesa muito no rosto dela.

Agora vamos ver como corre a utilização no dia-a-dia.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Desenvolvimento motor

Apesar de estar quase a fazer 1 ano a Gabi recusa-se a fazer força nas pernas e não demonstra qualquer interesse em estar em pé. Até agora está a seguir as pegadas da irmã que nunca gatinhou (arrastava o rabo pelo chão como a Gabi) e só andou aos 18 meses.

A realidade é que ela aperfeiçoou  a sua técnica de rabinhar, parecendo que está a patinar sentada. Ela efectivamente vai a todo lado que pretende, deslocando-se incrivelmente rápido. Quando vamos a dar por ela já está ao pé de nós com um grande sorriso.

Já estive a investigar e vou começar a estimular o desenvolvimento motor para ela ver que estar de pé tem as suas vantagens.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Consulta de otorrinolaringologia - Otite serosa

Falei com a pediatra da Leonor pois de há 15 dias para cá que ela anda meio surda.

Fomos hoje ao otorino com um audiograma feito previamente e confirma-se a otite média serosa.

Ele alterou-lhe a medicação e disse-me que passado 1 mês teria de fazer novo audiograma para ser reavaliada.

As indicações dele foram:
- manter a toma em jejum das saquetas de Ribomunyl, pois reforça o sistema imunitário;
- manter de manhã a lavagem do nariz com soro fisiológico para aplicar de seguida o anti-histamínico em spray Allergodil (uma pulverização por narina);
- manter ao deitar a lavagem do nariz com soro fisiológico para aplicar de seguida o corticosteróide em spray Nasomet (duas pulverizações por narina);
- fazer durante 4 dias 1 colher medida do anti-histamínico sedativo Actifed;
- a partir do 5º dia voltar ao dar 4 ml do anti-histamínicos não sedativos Zyrtec;
- soprar balões e mastigar pastilha pois favorece a ventilação do ouvido médio, a eliminação do muco e diminui a pressão nessa cavidade.

Quem muito come...

Nestes últimos dias a Gabi tem vindo sempre com a muda de roupa suplente que deixo no infantário.

Desde que ela recuperou da gastroenterite que reparei que ela só obrava (termo usado pela minha querida avó materna) uma vez por dia e como a nossa amiga come muito, acabava por sair da fralda e subir sem exagero até ao pescoço.

De início só aconteceu algumas vezes e em períodos em que ela estava ainda comigo, mas desde a semana passada que tem sido todos os dias a meio da tarde quando ainda está no infantário.

Hoje chegou até a ponta dos cabelos (provavelmente ficou preso ao cabelo ao retirar a roupa interior) e assim que chegamos a casa a segunda coisa que fiz (a primeira é obrigatoriamente comer!) foi dar-lhe uma grande banhoca.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Era tecnológica

No Domingo a Leonor viu um daqueles filmes clássicos do Mickey no meu telemóvel.

Ontem à noite estava a passar umas músicas infantis enquanto a Gabi jantava. A Leonor olhou para o telemóvel e depois disse "Mãe, eu sei que tens o Mickey no teu telemóvel!"

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Regresso ao oftalmologista

Voltamos ao oftalmologista com as pupilas dilatadas pelo colírio que o médico prescreveu.

Confirma-se que a Leonor tem uma dioptria e meia no olho de miopia no olho direito e meia dioptria de astigmatismo no olho esquerdo. Para além disso, o médico recomendou tapar o olho esquerdo durante 2 horas diariamente para o forçar o olho direito a trabalhar. O médico disse que o ideal seria tapar quando ela estivesse concentrada a brincar e que bastaria 1 mês para que o olho recuperasse.

A próxima etapa vai ser escolher a armação ao gosto dela, já que o médico não colocou qualquer restrição quanto ao tipo de armação ou formato das lentes.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Reunião de pais

Ontem foi a reunião de pais da sala da Leonor.

Como sempre fomos brindados com um filme do dia-a-dia das crianças que faz a delícia de todos os pais.

Este ano as coisas são levadas mais à sério, pois já usam 2 livros de apoio, um de expressão plástica e outro de matemática. Para além disso a Leonor tem um caderno A4 com folhas brancas onde vai fazendo os desenhos. Como surpresa, desta vez fomos nós que fizemos um desenho da Leonor no seu caderno, imagino a felicidade dela quando o ver.

Para além disso, o retirar da sesta permitiu que tivessem um dia mais preenchido, metendo-se actividades em horários que de outra forma iriam bater com a hora da sesta.

Para além de manter as actividades do ano passado (ginástica e música), este ano foi introduzido o inglês. Como actividade extra optamos pela dança criativa que tem sido um sucesso. No outro acabei por assistir a um pouco da aula, a professora é um doce e as meninas seguem as suas instruções com muito empenho.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Óculos

Para minha surpresa, foi com grande entusiasmo que a Leonor recebeu a notícia que ia passar a usar óculos.

Já fomos ao oculista ver que opções existiam e desde então que ela tem-me feito a cabeça doida porque quer usar já óculos. Todos os dias lhe explico que só pode usar os óculos depois de voltarmos ao oftalmologista para ele poder ver bem que graduação ela vai ter de usar nas lentes.

Falta ver ainda as recomendações que o médico vai fazer quanto à armação e formato das lentes. Segundo o que já apurei junto de mães amigas que já passaram por isto, os médicos costumam recomendar aros redondos porque de outra forma a tendência será de olhar por cima da lente. Outra detalhe que desconhecia é que existem armações de massa com revestimento de silicone por dentro, evitando que as crianças se magoem em caso de queda.

Por outro lado, vi umas armações em titânio que consistem em 2 hastes e o apoio do nariz. Como não têm aros, as lentes têm que ser mais resistentes e podem ser da forma que se quiser, tendo como vantagens o facto de ir crescendo com o rosto e de dar um aspecto mais "leve" aos óculos. Como acessório a parte tem umas mangas em silicone que se colocam por cima das hastes e tornam os óculos mais juvenis e coloridos. As lentes têm de ser mais resistentes.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Consulta de oftalmologia

Ontem fomos à consulta de oftalmologia.

Após um minucioso exame o médico disse que a Leonor era míope do olho direito, mas que o esquerdo via bem, razão pela qual ela nunca se queixou de ver mal ou piscou os olhos numa tentativa de ver melhor.

Voltamos à consulta na próxima semana tendo de colocar gotas para dilatar as pupilas durante 3 dias. Só desta forma o oftalmologista conseguirá avaliar com precisão quantas dioptrias tem (ele adiantou que seria perto de uma dioptria e meia) e qual a graduação necessária.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

4º aniversário da Leonor

Hoje a Leonor faz 4 anos.

Fiz-lhe um grande bolo de iogurte coberto de creme de chocolate, com granulado colorido, marshmallows em volta e uma grande vela em forma de 4.













À tarde fui levar o bolo ao infantário e cantamos todos os parabéns, como ela estava feliz :)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Gastroenterite - parte 3

Ontem a noite foi a vez do Ricardo. Vomitou durante a noite e de manhã começou com a diarreia.

Soube hoje que duas meninas da sala da Leonor tiveram doentes no fim-de-semana com a gastroenterite e faltaram ontem.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mais 2 dentes - incisivos laterais do maxilar superior

Romperam os 2 incisivos laterais de cima, completando assim os 8 incisivos (4 em cima e 4 em baixo).

Isto só torna ainda mais lindo o sorriso maravilhoso da nossa pequena Gabi :)

Gastroenterite - parte 2

Estava a Gabi a ficar melhor quando comecei com sintomas. A evolução do quadro viral foi rapidíssimo, primeiro cólicas, falta de apetite, diarreia, vontade de vomitar e por fim dor de cabeça. Só quando efectivamente vomitei, lá para as 3:00 da madrugada é que senti algum alivio. Até ver nem a Leonor ou o Ricardo apresentam sintomas.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Gastroenterite

A Gabi ainda agora estava recuperada da infecção respiratória que apanha uma gastroenterite.

Na 4ª-feira à noite acordou de madrugada a chorar pois tinha vomitada. No outro dia acordou bem e pensei que tivesse sido a sopa que tivesse caído mal.

Foi para o infantário e a meio da tarde ligaram pois ela estava a ficar febril. Quando cheguei lá estava com 38,3ºC de febre e os outros meninos da sala já tinham todos ido para casa a vomitar e com diarreia, pelo que percebi que ela também tinha apanha a gastroenterite. À noite vomitou a sopa toda, dei-lhe banho e um pouco de chá preto açucarado. Como tolerou o chá, dei-lhe mais Ben-u-ron e foi para cama. A noite foi agitada, mas não vomitou mais.

De manhã cedo acordou a chorar com fome, dei-lhe o biberão e não vomitou. Estava outra vez febril e dei-lhe novamente Ben-u-ron. Ao final da manhã veio a diarreia e comecei a dar-lhe leveduras. Não quis almoçar, mas consegui que ela bebesse bastante água para ficar hidratada. Passou a tarde apática e rabujenta, só mais para o final da tarde é que consegui que ela ficasse a dormir.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Opinadores

A coisa que mais abomino é que opinem e critiquem sobre como trato ou educo as minhas filhas, sobretudo quando a forma como são colocadas as coisas roçam a má educação.

Pior ainda é quando esses opinanços/críticas são provenientes de pessoas que nem nos conhecem minimamente. Na minha opinião mais valia ficarem caladinhos.

Sou apologista do "Cada macaco no seu galho" e concordo com o  "Errar é humano", bem como o "Aprender até morrer". Por isso mesmo sou completamente aberta a conselhos e muitas vezes acabo por segui-los se achar que efectivamente são úteis ou relevantes.

Por outro lado acho que temos sobretudo é de seguir o instinto materno, pois afinal conhecemos os nossos filhos melhor do que ninguém.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

É a última palavra da Gabi. Quando ela quer muito um brinquedo começa a dizer muito entusiasmada "Dá! Dá! Dá!". Falta ainda perceber que quando é ela a dar não se diz "dá" mas sim "toma ou pega".

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dança criativa

Este ano inscrevemos a Leonor na actividade de dança criativa no infantário, já que não pode fazer natação até indicação da nefrologista.

Ontem fomos comprar o material necessário: T-shirt preta, calças pretas e sapatilhas pretas em pele. Dado na Decathlon estarem esgotadas as sapatilhas pretas, tive de comprar para desenrascar na aula de hoje umas em pano com sola de borracha fina e amanhã vou ter que ir procurar noutro sítio ver se encontro o pretendido.

Estou curiosa por saber como correu a aula.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Jogo das argolas

Há já algum que me tinha apercebido do interesse da Gabi por um jogo de argolas, pois para além de ser colorido, estava muito empenhada em conseguir encaixar as argolas no suporte.

Na semana passada estava sentada no cobertor com ela e qual o meu espanto quando ela meteu as argolas no sítio à primeira. No entanto, ainda falta ela perceber que têm que ser colocadas numa determinada ordem para caberem lá.

domingo, 2 de outubro de 2011

Fruta à dentada

Já tinha tentado dar fruta para a Gabi comer à dentada, mas nessa altura o resultado foi ela começar com vómitos.

Hoje fiz nova tentativa com uma pêra muito madurinha e foi um sucesso. Não somente não teve vómitos como comeu tudo num instante.

sábado, 1 de outubro de 2011

Gulosa

Muitas vezes mal acabamos de comer a Leonor diz-me que tem fome.

No outro dia tivemos a conversa seguinte:
Leonor: Mãe, tenho fome!
Eu: Mas acabaste de comer! Queres mais comida?
Leonor: Não, tenho fome de doces...