sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Oses e ites

Desde o final de Setembro que as “oses” e as “ites” têm proliferado cá em casa.

Todos têm sido afectados sequencialmente, começando sempre pelo membro mais novo e acabando num dos dois adultos.

A que mais vezes é afectada e por períodos mais prolongados é a Gabi. Desde Setembro ela tem feito constantemente aerossóis, com apenas duas breves interrupções pelo meio.

Esta última virose foi a mais chata complicada e dura há quase 15 dias. Começou com uma violente diarreia que lhe provocou uma dermatite de tal forma que o rabinho ficou em ferida viva. Ainda com diarreia vieram 3 dias de febre que no auge chegou a atingir os 39,5ºC.

Por fim veio de um dia para o outro uma quantidade enorme de muco, tosse e passado pouco tempo roncos, silvos e insuficiência respiratória.

Não vendo melhoria com os aerossóis, fomos a alergologista. Os brônquios estavam muito inflamados, mas os pulmões não estavam afectados.

Saiu de lá com indicação de ficar em casa toda a semana e com muita medicação:
- 4 aerossóis por dia: alternar um aerossol 5ml de soro com meia ampola do broncodilatador Atrovent 0,25mg/2ml e aerossol seguinte 5ml de soro e 0,3ml do broncodilatador Ventilan 5mg/ml;
- Várias vezes ao dia lavar o nariz com o spray nasal de água termal Isophy da Uriage;
- De manhã e à noite, durante 5 dias, depois de limpar bem o nariz, colocar em cada narina 1 gota de Neo Sinefrina Infantil 0,25% para descongestionar e depois 1 pulverização de Pulmicort Aqua 32mg.
- Á noite, depois do aerossol, dar 1 pulverização do broncodilatador Flixotaide 125microgamas/dose na câmara expansora;
 - Ao deitar, dar uma saqueta de Singulair ao deitar até acabar a caixa (28 dias).

Infelizmente depois de 5 dias de medicação não acho melhorias, já telefonei para a alergologista e vamos lá daqui a pouco para ser reavaliada.

Sem comentários: