quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Comunicação

Um dia ao final do jantar, mal a Gabi acabou a sopa começou a apontar para o armário onde estão os boiões de fruta e bolachas.

Perguntei-lhe se ela queria fruta, imediatamente sorriu e bateu palmas.

No final da fruta, voltou a apontar para o armário. Perguntei se ela queria mais fruta, abanou negativamente a cabeça. Então perguntei se queria uma bolachinha e surgiu logo um grande sorriso rasgado acompanhado de palmas.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Medicina alternativa

Estou cada vez mais fã da medicina alternativa.

Tenho sido a pioneira nestas aventuras e perante os resultados tenho aos poucos levado o resto da família para esse caminho.

Avançei para a homeopatia através de uma amiga, pois nessa altura andava com uma série de problemas de saúde, sendo a mais preocupante relacionada com os intestinos. O tratamento leva algum tempo, mas o certo é que nunca mais tive problemas e como bónus verifico actualmente um reforço no sistema imunitário.

A reflexologia entrou na minha vida mais recentemente fez agora exactamente 1 ano, devido a ciática originada pelo afundamento de uma vertebra devido ao trabalho de parto. Recorri em desespero de causa, já que a homeopatia nessa área falhou. O certo é que 2 sessões fiquei boa.

A reflexologia é uma terapia complementar não-invasiva (bastante antiga já que os egípcios a utilizavam) que se baseia no princípio da existência de pontos reflexos na face, pés e mãos relacionados com todos os órgãos, glândulas e membros do corpo. Ao estimular estes reflexos, através de técnicas específicas, o terapeuta de reflexologia irá ajudar o corpo nos vários processos homeostáticos.


Tanto a Leonor como a Gabi se estão a dar bem com a hoemopatia e a reflexologia.

A Gabi nem parece a mesma desde que toma o Herbetom, sendo notória a diminuição na expectoração. Relativamente à reflexologia, perante as queixas dela quando lhe fazia a reflexologia podal, falei com a terapeuta que me disse para passar para a reflexologia facial. Ela aceita melhor o que faz com que o efeito também seja maior.

A Leonor ficou boa depois da última sessão de reflexologia facial na terapeuta. Recentemente ficou novamente constipada, tendo logo ficado com tosse e com ranho muito amarelo e espesso. Comecei logo a atacar com xarope de cenoura com extracto de propolis e hoje a terapeuta disse para retomar a reflexologia facial e podal.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Contar

O que eu ri hoje ao ouvir a Leonor contar:
- um, dois, ... , dezanove, dezadez :)

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Aquisição da marcha

Temos vindo a verificar grandes progressos na Gabi no que toca à aquisição da marcha, fruto dos esforços desenvolvidos em casa e no infantário:
-  sempre que possível, ela está em pé apoiada a uma peça de mobiliário ou de uma pessoa;
- coloca-la de barriga para baixo com brinquedos em volta.

Outro factor importante é a vontade da Gabi em querer estar de pé e as tentativas para se meter em pé sozinha.

Notamos efectivamente grandes melhorias na coordenação, postura e tónus muscular.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mamã?

Já há algum tempo que a Gabi passou a usar e abusar da palavra "mamã".

Então este fim-de-semana foi demais, o seu vocabulário reduziu-se a essa a única palavra.

Fosse o pai, a irmã, a comida, o brinquedo, tudo foi corrido a "mamã mamã mamã".

Brincadeira

A última brincadeira da Gabi é espreitar nas ombreiras das portas e voltar a esconder-se.

Quando volta a espreitar ri-se as gargalhadas com um ar maroto.