quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Final do ano lectivo 2016/2017 - 1º Ano da Gabi

Apesar de ser condicional de 17 de Novembro, os rasgados elogios da Zilda, educadora do Jardim de Infância da escola da Leonor, não nos deixou quaisquer dúvidas sobre a inscrição no 1º ano.

Não teve vaga na escola onde fez o último ano de pré-escolar, apesar do transtorno a nível logístico (as duas teriam ficado na mesma escola), foi benéfico ter mudado para outra escola, pois teve imensa sorte por ter calhado com a professora Ivone e a turma revelou ser a melhor das 3 de 1º ano, apesar do elevado número de alunos condicionais que tinha.

Tenho que confessar que saí literalmente babada da reunião final de ano, pois a Gabi é das melhores alunas da turma e a professora teceu-lhe rasgado elogios, tendo dito que ela iria ser sempre uma aluna de excelência.

Através dos pequenos trabalhos de casa que a professora enviava de segunda à quinta e dos trabalhos para férias da interrupções das actividades lectivas, fui acompanhando de perto este primeiro ano e foi notória a evolução rápida.

A questão da fala também foi abordada, pois reflectiu-se nos ditados e vamos ter que aproveitar o resto das férias (Julho foi para descansar e descomprimir) para fazer o que a professora recomendou treinar antes do próximo ano lectivo, nomeadamente:
- Ortografia (estudo dos casos de leitura);
- Caligrafia;
- Cálculo mental;
- Leitura e escrita;
- Ditados;
- Treino de escrita no caderno quadriculado;
- Treino de cópia para o caderno pautado, com o devido respeito pelas margens.

Sem comentários: