quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Infecção respiratória

Quando a Gabi acordou na 6ª estava bem disposta mas senti-a quente, fui ver a temperatura axilar tinha 37,5ºC.

Apesar de não considerar febre, meti um supositório Ben-u-ron 125. Passado 1 hora senti-a ainda mais quente e quando fui ver já tinha 38,5ºC. Andou o dia todo com febre pois não cedia com Ben-u-ron, cheia de tosse e expectoração, tendo até vomitado expectoração em dada altura. Ao lanche começou a recusa alimentar e então resolvi que já era tempo de ela ser vista por um médico.

Fomos primeiro ao centro de saúde, mas apesar de ainda não ser hora de fecho já não podiam atender porque o sistema já não dava senhas. Então lá fomos para as urgências. Na triagem viram que ela continuava com febre e apesar de lhes dizer que o Ben-u-ron não fazia efeito, deram-me um supositório para lhe administrar.

Entretanto chamaram para o gabinete e quando a médica a observou, estava com falta de ar e pieira nos pulmões, para além disso a garganta também estava inflamada e ficou na dúvida quanto a um dos ouvidos, pois estava muito tapado com cera. Mandou fazer um exsudado faríngeo para eliminar a hipótese de amigdalite bacteriana, um aerossol com broncodilatador para aliviar a parte respiratória e um raio X para eliminar a hipótese de pneumonia.

Antes de voltar para a sala de espera passei novamente pela triagem para verificar a temperatura e a febre tinha subido até aos 38,6ºC. Entretanto chamaram novamente para o gabinete, o exsudado veio negativo para Estreptococos A, o raio X mostrava muita expectoração mas não havia sinal de pneumonia, mas como mantinha as dificuldades respiratórias e a pieira, fomos fazer novo aerossol.

Por fim ficou melhor e mandaram-na para casa com a seguinte medicação:
- 2,5ml de Brufen assim que chegasse a casa, depois fazer 4ml de Ben-u-ron passadas 8 horas e só se a febre não cedesse é que deveria dar novamente o Brufen até deixar de haver febre;
- 2 inalações de Ventilan 100 microgramas de 8 em 8 horas durante 5 dias;
- 5 ml de antibiótico a base de amoxicilina de 8 em 8 horas durante 10 dias.

Passou essa noite toda a chorar e pouco dormiu. No dia seguinte continuou com febre e foi uma ginástica fazê-la comer.

Nos dias seguinte começou a melhorar bastante e hoje fomos ao centro de saúde para ser observada, os ouvidos e garganta estavam bem e a auscultação estava limpa, portanto já não fiz Ventilan hoje.

Sem comentários: